Você sabe o que é TI verde? Entenda aqui!

Hoje, a necessidade das empresas serem conscientes com o meio ambiente é mais importante do que nunca. Ao investir em tecnologias de TI verde e implementar políticas ecológicas, você pode tornar sua empresa uma organização econômica.

Além de ter um impacto positivo no meio ambiente, uma abordagem sustentável para a TI pode ajudá-lo a reduzir seus custos e economizar dinheiro.

Por conta disso, você verá neste post como a TI verde pode ajudar sua empresa a reduzir coletivamente seu impacto ambiental, promover seu negócio como sustentável e atrair muito mais clientes. Confira!

Afinal, qual é o significado de TI verde?

A TI verde tem como objetivo o estudo e o uso de recursos informáticos de forma eficiente. Inclui o desenvolvimento de práticas de produção ambientalmente sustentáveis, computadores com eficiência energética e procedimentos aprimorados de eliminação e reciclagem.

Para promover conceitos de computação verde em todos os níveis possíveis, as seguintes abordagens são empregadas:

  • redução do consumo de eletricidade de computadores e seus dispositivos usando-os de forma ecológica;

  • reformulação de equipamentos existentes, eliminando-os ou reciclando-os de forma adequada;

  • desenvolvimento de computadores, servidores, impressoras e outros dispositivos digitais eficientes em energia;

  • redução do desperdício durante a fabricação de computadores e outros sistemas para diminuir o impacto ambiental dessas atividades.

Por que a TI verde está crescendo?

A primeira necessidade origina-se com os servidores, que geralmente são antigos e usam uma grande quantidade de energia de forma ineficiente — também porque são necessários condicionadores de ar para manter as salas de armazenamento desses equipamentos frescas.

Tornar-se mais ecológico quando se trata de tecnologia significa reduzir a quantidade de espaço necessária para servidores e diminuir o efeito que eles têm sobre o meio ambiente.

Portanto, há uma tendência para configurar menos servidores, porém mais eficientes. Os grandes centros de computação em empresas podem fazer economias de energia substanciais com a virtualização de seus servidores em nuvem.

Na verdade, ao longo dos últimos anos, um número crescente de empresas têm se preocupado com a TI verde. Essa é uma das razões pelas quais isso se tornou mais abrangente e as empresas estão cada vez mais procurando maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente.

Há também a questão da reputação. À medida que mais e mais empresas procuram maneiras de aumentar sua eficiência energética, aquelas que não conseguem embarcar são susceptíveis de perder para a concorrência.

Isso acontece porque a sustentabilidade também é importante para os consumidores, que estão cada vez mais interessados em escolher gastar seu dinheiro com empresas que compartilham suas preocupações.

Nesse sentido, assumir uma abordagem ecológica para a TI não só tem maiores benefícios para o meio ambiente, mas também faz sentido para os negócios.

E quais são os benefícios para as empresas que adotam a TI verde?

Implementando com sucesso as práticas de TI verde, as empresas podem reduzir significativamente os custos, serem mais eficazes, oferecerem serviços de maior qualidade ​​e um maior nível de valor para o cliente, o que, em última instância, leva ao crescimento do negócio, vantagem competitiva e maior rentabilidade. Confira a seguir!

Reduz os custos

Softwares de gerenciamento de energia dos PCs podem reduzir os custos de energia, o que pode traduzir-se em economias enormes para grandes empresas. Além disso, é possível encontrar no mercado, os PCs ultracompactos que possuem desempenho similar ou superior aos PCs tradicionais e já são dotados de mecanismos e tecnologia que gera eficência energética. Para muitas organizações, isso pode significar uma redução de 5% a 15% no consumo de energia geral em toda a organização.

Melhora da reputação e do valor da marca

A grande maioria dos consumidores espera que os líderes empresariais e os comerciantes ofereçam produtos sustentáveis ​​ao meio ambiente com práticas legítimas. Investir em um forte programa de sustentabilidade e comunicar o valor aos seus clientes e partes interessadas pode fazer maravilhas pela sua reputação e marca.

Ajuda o meio ambiente

Quinze PCs podem gerar tanta emissão de carbono como um carro de tamanho médio a cada ano. Implementar estratégias eficazes de gestão de energia de dispositivos eletrônicos em sua empresa fornece uma maneira para o seu negócio fazer a sua parte em ajudar o meio ambiente.

Melhora a produtividade no local de trabalho

O aumento da produtividade é outro benefício do emprego de tecnologia ecológica. Por exemplo, em comparação com a procura em um armário de arquivo, encontrar documentos digitais armazenados em nuvem é uma maneira mais fácil e rápida de localizar os documentos. 

A tecnologia móvel e os sistemas de mensagens estão impactando positivamente a forma como as pessoas realizam seus trabalhos. Na verdade, algumas empresas relataram um aumento de produtividade depois de se mudar para uma plataforma digital. Dependendo do tipo de serviços prestados pela empresa, esse aumento de produtividade pode levar a um aumento na receita.

Aumenta o desempenho

O equipamento de TI pode representar 9% de toda a energia consumida pelas empresas. Colocar políticas de gestão de energia no lugar é a maneira mais fácil de controlar o consumo de energia em toda a sua rede.

Como aproveitar a TI verde para investir em ações sustentáveis?

Embora a TI seja parte do problema do aumento das demandas de energia e das emissões de carbono, a TI sustentável e eficiente é a chave para a solução.

Ao combinar a responsabilidade social, o uso inteligente dos recursos e a inovação tecnológica, a TI verde aborda algumas das soluções tecnológicas que podem tornar mais eficientes muitos setores. Exemplos disso incluem investir em ações sustentáveis com menor consumo de eletricidade, papel, uso de teleconferência em vez de viajar para reuniões, entre outros.

A gestão da demanda e os medidores inteligentes ajudarão as empresas que fornecem energia a executar sistemas mais eficientes. Quando a gestão corporativa entende como as iniciativas de sustentabilidade podem afetar o valor da empresa, elas lhes permitem tomar decisões de investimento mais efetivas.

A decisão de fazer um investimento em sustentabilidade para melhorar um processo específico pode não resultar em um retorno aceitável com base em métricas financeiras convencionais. Mas o aumento resultante no valor da imagem para o cliente resulta em uma percepção melhorada de seus esforços para atuar em sustentabilidade.

Gostou do nosso conteúdo sobre TI verde? Então compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe essas informações com todos os seus amigos!

rockcontent

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This