Terceirização de serviços: saiba quando ela é necessária e quais as vantagens

A terceirização de serviços é uma das formas de trabalho que mais tem crescido no mercado, principalmente após a homologação da reforma trabalhista. No setor de TI, particularmente, esse tipo de mão-de-obra tem ganhado bastante espaço, uma vez que as demandas se encaixam muito bem com a prestação de serviço terceirizado.

Neste artigo, vamos mostrar quando essa terceirização de serviços é necessária e quais são as vantagens em utilizá-la. Se isso é importante para você, não deixe de conferir o nosso texto!

Quando utilizar a terceirização de serviços

Prática muito comum já feita há anos no mercado, a terceirização de serviços traz para as empresas a possibilidade de ser utilizada para várias funções internas. Sempre usada de forma pontual e voltada para tarefas específicas, que costumam fugir do escopo de atuação principal da empresa, a terceirização é uma ótima opção nesse tipo de cenário.

São vários os fatores que podem levar uma empresa a escolher a opção dos serviços terceirizados. Entre eles, podemos citar a disponibilidade de pessoal para uma determinada tarefa, a escolha pelo custo-benefício e até mesmo o não comprometimento da equipe interna com esse tipo de tarefa.

Geralmente o principal fator que leva à escolha pela terceirização de serviços é aquele relacionado ao custo. É muito comum que as empresas necessitem de uma mão-de-obra especializada para realizar uma tarefa específica e não possuir alguém com essas características no quadro de funcionários.

Como a contratação de um novo colaborador costuma sair muito mais cara, a maioria das empresas opta por prestadoras de serviços, com menos encargos e sem os custos de salários e benefícios inerentes a um funcionário. Mas antes de escolher pela terceirização, é sempre fundamental analisar o custo-benefício, optando assim por aquilo que valer mais a pena.

As vantagens da terceirização de serviços

Existem muitas vantagens relacionadas à contratação de empresas prestadoras de serviços terceirizados. São atraentes tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista logístico, o que pode ter um grande peso na hora de tomar as decisões.

Menor burocracia

Sem dúvidas, um dos maiores obstáculos para uma empresa no Brasil é a grande burocracia que envolve todos os setores, principalmente a contratação de mão-de-obra. Altos custos com impostos e encargos, excesso de documentação e processos longos podem dificultar a contratação de um profissional especializado.

Esse tipo de impedimento não acontece quando se opta pela terceirização de serviços. Isso porque não se cria um vínculo empregatício, apenas acontecendo a contratação de um serviço específico.

Menos custos operacionais

Assim como a burocracia dos encargos trabalhistas, a contratação de um colaborador interno gera ainda mais despesas, como benefícios e investimentos na estrutura, uniformes, ferramentas, entre outros.

Já quando acontece a contratação de uma empresa especializada para a prestação terceirizada do serviço, o contratante não arca com esses valores, o que gera um ótimo custo-benefício.

Mão-de-obra especializada

Nem todas as tarefas nos processos da empresa podem ser realizadas pelos colaboradores internos. Repassar funções com as quais eles não estão familiarizados pode incorrer em um risco grande para o bom andamento das atividades.

Ao optar pela terceirização desse tipo de função, a empresa tem a certeza de que o responsável pela tarefa é alguém especializado nisso, o que garante a realização de um trabalho bem feito. Além disso, a equipe interna não precisa se ocupar com tarefas que demandariam um alto esforço.

Foco na atividade principal

Toda e qualquer empresa deve focar sempre em sua atividade-fim. Ela é a razão da companhia de existir e deve ter o máximo de atenção possível. Quando atividades secundárias começam a tomar mais tempo do que o ideal, ofuscando a atividade-fim da empresa, faz-se necessária a contratação de um serviço terceirizado.

Dessa maneira, todas as atividades-meio que anteriormente ocupariam muito tempo da equipe interna são delegadas à mão-de-obra terceirizada, fazendo com que, internamente, todos possam voltar sua atenção àquelas funções que são realmente relevantes.

Aumento da produtividade

Assim como a possibilidade de se aumentar o foco na atividade principal da empresa, outra boa consequência de se investir em uma mão-de-obra terceirizada está no aumento da produtividade interna. Com mais tempo disponível para se dedicar às atividades que realmente influenciam o produto final, a equipe interna pode focar na descoberta de estratégias que otimizem os processos e os resultados.

O que entra na terceirização de serviços

Antigamente, apenas atividades-meio podiam ser terceirizadas em uma empresa. Isso significava que funções como limpeza, segurança, manutenção de equipamentos, serviços de contabilidade, entre outros, eram passíveis de serem terceirizados.

Entretanto, com a promulgação da Lei 13.429/17, as possibilidades de se terceirizar as atividades-fim cresceram, ainda que não muito claras no texto. De qualquer maneira, a lei permite que, desde que o serviço contratado seja determinado e específico, o processo de contratação terceirizada pode ocorrer de maneira relacionada às atividades-fim da empresa.

Apesar de aparentemente essa determinação abrir um leque de possibilidades para as empresas, é importante ressaltar a necessidade de se ter uma equipe interna dedicada às funções essenciais do objeto social da organização. Assim, delegar funções fundamentais para o processo produtivo a empresas terceirizadas pode gerar um risco muito grande para os resultados obtidos.

Isso significa que toda empresa deve estar ciente de que existem certos processos que podem e, muitas vezes, devem ser terceirizados. Mas, ao mesmo tempo, é preciso entender que existem tarefas, atividades e processos que devem ser sempre tratados internamente, pelo bem dos resultados e do bom funcionamento do negócio.

Por isso, nada melhor do que observar e analisar com cuidado e atenção o custo-benefício, não apenas financeiro, mas também aquele relacionado aos resultados da empresa.

Fato é que a terceirização de serviços pode sim ser uma ótima ferramenta para as empresas que optam por esse tipo de prestação, tomadas as devidas precauções. Responsável pelo aumento da produtividade e da otimização do tempo disponível para a equipe interna, a boa aplicação de serviços terceirizados pode ser um importante diferencial frente à forte concorrência no mercado.

Gostou do artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para começar a receber conteúdos exclusivos sempre em primeira mão, diretamente em seu e-mail!

rockcontent

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This