Segurança de Dados: como servidores Centrium ajudam seus clientes?

6 minutos para ler

Os servidores são computadores utilizados para atender outras máquinas. O seu trabalho consiste no arquivamento e no gerenciamento de todas as informações inseridas pelos usuários em suas pastas.

Eles sempre foram muito utilizados em grandes negócios e em empresas de TI. Contudo, nos últimos anos, tornaram-se fundamentais para qualquer tipo de empresa, principalmente em relação à segurança de dados.

É importante destacar que o fluxo de informações com o qual trabalhamos aumenta a cada dia. Sendo assim, é essencial garantir a veracidade dessas informações, principalmente quando levamos em consideração o compartilhamento delas com outros usuários.

As redes também podem ser controladas, o que trará certa vantagem nos processos, mas não contar com um servidor em sua empresa é o mesmo que correr grandes riscos, como a perda de dados importantes.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como os servidores Centrium ajudam seus clientes. Não perca este conteúdo!

Competitividade

A utilização de um bom servidor é de grande valia para os negócios de uma empresa. Em termos de competitividade, por exemplo, será possível ter ganhos impressionantes, especialmente com a performance de seus profissionais.

O servidor deve ser capaz de favorecer o desempenho de sites e aplicações, provendo agilidade no acesso e, consequentemente, menos tempo de navegação. Dessa maneira, os profissionais terão mais tempo para analisar as informações obtidas.

Essa situação se repetirá dentro de alguns sistemas, favorecendo a produtividade dos colaboradores e garantindo melhores resultados.

Segurança da informação

Diariamente, as empresas tratam de uma gama impressionante de informações. Em muitos casos, essas informações são dados confidenciais de clientes ou da própria empresa. Imagine, por exemplo, o impacto que a exposição desses dados na internet traria para o seu negócio.

Certamente, o prejuízo seria incalculável, não é mesmo? Então, a segurança da informação merece total atenção quando o assunto são os servidores. Eles são capazes de realizar uma cópia segura dos documentos mais importantes, armazenando-os em forma de backups de dados.

Além disso, o compartilhamento de dados é cada vez mais comum. Contudo, nem sempre temos certeza da veracidade das informações recebidas. Dessa forma, é ideal encontrar maneiras de bloquear o recebimento de tais dados, por meio de configurações nos servidores e outras práticas, como o recurso da assinatura digital.

Disponibilidade de dados

Não é possível falar de disponibilidade de dados sem abordar os servidores e a segurança de dados, concorda? Muitas empresas utilizam as mais novas tecnologias em termos de backup, garantindo a segurança de suas informações.

O backup de dados deve ser utilizado para garantir a integridade de todas as informações que estejam armazenadas em meio digital. É preciso se lembrar de que, em um futuro próximo, os computadores se tornarão ultrapassados.

Essa é a natureza de qualquer hardware, fazendo com que falhas e problemas se tornem mais factíveis. Em alguns casos, o técnico em manutenção de sua empresa conseguirá recuperar as informações, mas não podemos contar com a sorte.

Além disso, como já destacado, a internet está repleta de ameaças cada vez mais complexas. Sendo assim, podemos afirmar que o backup será uma forma interessante de evitar problemas mecânicos, desastres naturais e atividades criminosas.

Como fazer com falhas humanas?

Muitas vezes, perdemos informações por conta de falhas humanas. Esquecer de salvar um arquivo ou apagar um documento erroneamente não é tão raro quanto parece. Nesse sentido, o uso de um bom servidor, aliado a práticas de segurança de dados, pode ser uma solução interessante.

É importante destacar que a atividade de backup pode ser automatizada, evitando que o sistema dependa da interferência humana para entrar em funcionamento. Assim, as principais falhas humanas serão evitadas. Vale a pena investir, não é mesmo?

É possível trabalhar sem perder arquivos?

Sim. Problemas certamente acontecerão, e você poderá perder grande parte dos arquivos de sua empresa, inclusive informações sobre clientes. Contudo, existem maneiras para que você consiga trabalhar sem perder nenhum arquivo.

Um bom servidor, aliado com as melhores práticas de backup, conseguirá salvar todos os arquivos, possibilitando a sua recuperação quando for necessário. Pode ser interessante, também, contar com o armazenamento em nuvem, tornando esse processo mais simples e rápido.

Ainda, é importante lembrar: máquinas podem falhar, as pessoas podem errar e a natureza é completamente imprevisível. Então, esse investimento pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio. Lembre-se disso!

Motivos para escolher um servidor Centrium

O servidor Centrium, diferente de outros fabricantes, oferece o serviço de manutenção, possibilitando a realização de upgrades de acessórios (disco, memória, saídas de rede e outros).

Além disso, os servidores Centrium são construídos com uma arquitetura 24 x 7, ou seja, eles são programados para funcionar 365 dias por ano. Imagine, por exemplo, se uma empresa ficar um período offline.

Seja um dia, uma hora ou uma semana, os prejuízos serão inimagináveis. Pedidos não serão capturados e muito menos faturados. O banco de dados poderá ser perdido ou sequestrado por um ransomware, por conta de um equipamento inadequado.

Por fim, deve-se contar com um servidor seguro. Os Centrium Servers são equipamentos fabricados com um processador Xeon, concebidos para servidor, utilizando memória ECC.

Essa memória apresenta paridade capaz de prevenir a ocorrência da famosa “tela azul”. Outro ponto importante é destacar que essa estrutura roda sobre uma placa-mãe fabricada especialmente para suportar um ciclo de trabalho de 365 dias por ano.

Contar com um servidor original é importante?

Sim. Um servidor original faz toda a diferença, principalmente em termos de segurança de dados. A principal vantagem de contar com um sistema operacional original se dá por conta das atualizações disponíveis.

A cada dia que se passa, um grande número de vírus e malwares são criados, fazendo com que seus arquivos se tornem vulneráveis. Assim, o primeiro passo para certificar a segurança é estar com o sistema operacional atualizado.

O Windows, utilizado em desktops, e o Windows Server são similares em termos de interface, mas, em termos de operação, eles são completamente diferentes. O Server prioriza serviços em background, enquanto o Windows 10 prioriza as aplicações.

Outro ponto que merece destaque são os serviços disponibilizados no Server, que são voltados para a infraestrutura e não existem na versão Desktop. Podemos destacar, ainda, uma diferença importante: o Server é voltado para alta disponibilidade, não desligando, diferentemente do Desktop. Assim, a segurança de dados será garantida integralmente.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações que destacamos sobre a segurança de dados e o uso de servidores? Ficou interessado? Então, conheça os principais produtos Centrium.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-