Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Saiba como ajudar seu cliente a escolher uma impressora empresarial – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Saiba como ajudar seu cliente a escolher uma impressora empresarial – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Saiba como ajudar seu cliente a escolher uma impressora empresarial

Saiba como ajudar seu cliente a escolher uma impressora empresarial

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Apesar de vivermos atualmente em um mundo quase totalmente digital, o uso de impressoras ainda é muito importante, principalmente para empresas. A necessidade de imprimir documentos e outros arquivos faz com que um bom equipamento seja vital na rotina de trabalho. No entanto, com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher uma impressora ideal para atender às necessidades de uma companhia.

Pensando nisso, saber ajudar seu cliente a selecionar o acessório mais indicado é a melhor maneira de conquistá-lo e fidelizá-lo. Continue lendo este post para descobrir como avaliar qual é a melhor impressora empresarial para o seu cliente!

Entenda o seu cliente

Antes de tentar realizar qualquer venda, é fundamental que você conheça seu cliente. Quais são as necessidades dele como empresa? Hoje em dia o mercado possui uma variedade enorme de produtos para atender a qualquer tipo de demanda e, principalmente, qualquer tamanho de empresa.

Procure saber qual o motivo que o levou a pesquisar uma impressora empresarial. Pergunte a seu cliente se:

  • ele precisa de maior qualidade nas suas impressões ou de um equipamento que consiga imprimir em grandes volumes;
  • a velocidade de impressão é um ponto importante;
  • as impressões precisam ser coloridas ou em preto e branco é suficiente.

Entendendo o perfil do seu cliente, você consegue elaborar e encontrar soluções de maneira muito mais fácil, aumentando as chances de realizar uma boa venda e deixá-lo satisfeito. Afinal de contas, encontrar alguém que resolva com precisão o seu problema é o desejo de muitos consumidores.

Avalie o volume de impressão

O primeiro aspecto que deve ser analisado é o volume de impressão do cliente. Qual é a sua demanda? Qual a média de páginas impressas por mês? É fundamental entender isso para recomendar uma impressora que consiga atender com eficiência e bom custo-benefício às necessidades do seu cliente.

Empresas com grande volume precisam, invariavelmente, de agilidade e qualidade. Por isso, impressoras a laser podem ser a melhor escolha. Já empresas menores podem investir em equipamentos mais acessíveis, como as impressoras de jato de tinta.

Verifique a resolução de impressão necessária

A resolução é um ponto muito importante na hora de escolher uma impressora para o seu cliente. O que ele imprimirá? Qual é a linha de trabalho da empresa? Os pontos por polegada (ou dots per inch, em inglês) correspondem à qualidade final da nitidez da impressão. Quanto maior, melhor.

Empresas que costumam imprimir documentos e outros arquivos de rotina nem sempre precisam se preocupar com esse aspecto. Mas companhias que trabalham com impressão de imagens têm a resolução como fator decisivo para a escolha da impressora.

Para essas empresas, o mínimo recomendado é uma resolução de 600 DPI, sendo que 1.200 DPI garantem imagens com excelente qualidade. Acima disso, fotógrafos profissionais ou empresas que realizam impressões fine art podem buscar por opções mais específicas. Se esse não é o caso do seu cliente, uma impressora de resolução 300 DPI já é mais do que suficiente.

Descubra os formatos de papel usados

Um ponto em que pouca gente pensa na hora de escolher uma impressora empresarial é o formato do papel. Geralmente impressoras de A4 atendem a maioria dos profissionais, mas podem existir outras necessidades.

Alguns relatórios técnicos, por exemplo, demandam a impressão de mapas, gráficos e outros recursos em um tamanho maior, como o A3. Se esse é o caso do seu cliente, indicar uma impressora que possibilite esse tipo de impressão é um ponto muito positivo. Afinal de contas, ter que imprimir externamente algumas páginas só porque a impressora não suporta determinado formato não é nada prático, certo?

Cheque as funcionalidades extras

Dependendo do meio de atuação da empresa do seu cliente, ele pode ter a necessidade de contar com  algumas funcionalidades extras em sua impressora. Nesse caso, o equipamento precisa ser multifuncional, o que não é nenhuma novidade no mercado.

Algumas empresas precisam realizar cópias, escanear documentos e, até mesmo, em uma escala menor, funcionar como um aparelho de fax — acredite, alguns setores do mercado ainda utilizam esse tipo de comunicação.

Pensando nisso, compreenda melhor as funções indispensáveis que a impressora empresarial precisa ter para o seu cliente. Dessa forma, você vai conquistá-lo muito mais facilmente!

Considere a conectividade

Outro ponto fundamental é entender como a impressora será utilizada na empresa. Alguns negócios menores necessitam apenas da conexão via cabo com um computador, que imprimirá tudo aquilo que for demandado.

Entretanto, várias outras empresas possuem uma necessidade muito maior, se valendo de conexões de Wi-Fi, Bluetooth, USB ou via rede. Dependendo do caso do seu cliente, escolher uma impressora com mais recursos de conectividade pode ser a melhor opção.

Escolha modelos de boas marcas

Sem dúvida, qualquer consumidor em busca de uma impressora sabe que, entre as melhores marcas do mercado, algumas se destacam. Qualidade e custo-benefício precisam andar juntos, portanto saber indicar a melhor opção para o seu cliente é um ponto básico.

No mercado atual, podemos considerar a HP e a Epson como as melhores marcas disponíveis. Nesse sentido, 4 bons modelos de 2018 são:

  • HP OfficeJet Pro 8720, como a melhor impressora multifuncional;
  • HP OfficeJet Pro 8710, como a impressora de melhor custo benefício;
  • HP LaserJet Pro M477FDW, como a melhor impressora multifuncional colorida.

Com esses modelos em mente, cabe a você indicar qual é o que melhor se adapta às demandas dos seus clientes.

Fique por dentro das novidades do mercado

Assim como em qualquer outro setor do mercado, as impressoras apresentam novidades a cada ano, seja nos tipos de conexão, seja na qualidade de impressão ou nos métodos utilizados. E qual consumidor não gosta de boas novidades?

Por isso, mostrar para o seu cliente que você está por dentro do mercado e conhece as novas tendências que podem servir exatamente para as necessidades dele é se mostrar atualizado frente aos concorrentes. Então, estude sempre sobre os novos lançamentos!

Assim como muitos produtos voltados para o nicho empresarial, existem inúmeras impressoras que podem atender às necessidades de qualquer empresa hoje em dia. Portanto, saber escolher uma impressora ideal para o seu cliente, com base nas suas demandas e expectativas, é a melhor receita para conquistá-lo e torná-lo um consumidor fiel da sua marca.

Curtiu nosso post? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos exclusivos como este!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating