fbpx
Início » Investir em energia solar: saiba como e por que!

Investir em energia solar: saiba como e por que!

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

A Agência Internacional de Energia (IEA) estima que a energia solar pode responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050. Ainda segundo a IEA, nos próximos cinco anos, esse tipo de energia deverá liderar o crescimento da capacidade de geração de energias renováveis global — o que representa um bom mercado para empresas que optarem por investir nesse setor.

A capacidade do Brasil para a geração de energia solar é enorme. Esse potencial e os custos dos investimentos envolvidos têm se comportado de forma inversa: devido à redução dos preços dos equipamentos, a quantidade de energia fotovoltaica gerada tem atingido maiores valores com menores investimentos.

Deseja saber como investir em energia solar fotovoltaica e a sua importância para empresas de TI? Continue lendo nosso post!

Por que investir em energia solar?

As margens das empresas de TI já não são as mesmas de anos atrás. O aumento da concorrência com empresas semelhantes e o enfrentamento de grandes varejistas trouxeram consigo a ampliação de competitividade no setor.

Apesar dos investimentos em TI terem diminuído ao longo dos últimos dois anos no país, esse mercado foi um dos menos abalados pela crise. No entanto, é necessário que os gestores estejam sempre na busca por inovação e maneiras de aumentar a rentabilidades de suas empresas.

O mercado de energia solar está em uma fase inicial e tem margens de crescimento a pequeno, médio e a longo prazo. Ele está se desenvolvendo e ainda tem muito a ganhar. Se pensarmos que cada estabelecimento é um potencial cliente — seja uma casa ou uma empresa que possua áreas ociosas, telhados planos ou inclinados e áreas livres no solo —, as possibilidades são enormes.

O mercado de energia solar é baseado em normativas da ANEEL, que determinam o que pode ou não ser feito. Por isso, o trabalho de especialistas, que passam confiança, sempre será necessário e valorizado.

Além do conhecimento técnico para entender como funciona a geração de energia fotovoltaica, quem deseja investir nessa área deve conhecer as normas que regulamentam o setor.

O marco regulatório que permitiu aos consumidores realizarem a troca da energia gerada com a rede elétrica foi a Resolução 482 da ANEEL — que, em 2016, sofreu grandes atualizações com a entrada em vigor da Resolução Normativa nº. 687, que cria novas oportunidades de negócios, impactando diretamente sobre o mercado de energia elétrica.

O objetivo do investimento não é migrar, e sim agregar. Agregando o investimento em energia solar no seu negócio, você pode se preparar para uma migração que vai acontecer automaticamente. A oferta de novos produtos e serviços se tornam diferenciais competitivos das empresas.

Como fazer esse investimento?

Atualmente, a tecnologia está mais presente e acessível, de forma que os consumidores estão cada vez mais adquirindo conhecimento sobre os produtos que querem comprar.

O consumidor deve analisar cuidadosamente a relação custo-benefício, já que compete a ele a iniciativa de instalação dos sistemas de energia solar. É de extrema importância que ele escolha empresas com reconhecida experiência no mercado e que deem o suporte necessário aos seus parceiros. Esses parceiros garantirão que o seu trabalho seja feito apenas com produtos de primeira linha.

Para quem deseja investir em energia solar, é importante estabelecer parcerias com fornecedores/empresas que possuam certificações e apoiem por meio de treinamentos de instalação e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.

Qual é a importância escolher uma empresa experiente?

Quando falamos em energia solar, estamos falando de produtos que tem a garantia de 5 a 7 anos para os inversores e 10 anos para as placas solares. A capacidade de geração das placas solares é de no mínimo 25 anos. Portanto, é importante saber se os produtos fornecidos vão garantir a excelência para o consumidor final.

Uma empresa experiente em fornecer os equipamentos, e que já tem a confiança do mercado, traz essa segurança para quem trabalha como intermediário entre a solução e o consumidor final. Além disso, você sabe que vai poder contar com esse parceiro durante muitos anos.

Outro fator importante é ter os produtos e soluções sempre disponíveis: se o consumidor final demonstrou interesse na energia solar, ele vai querer essa solução o mais rápido possível. Esse é um outro diferencial de contar com um fornecedor experiente e com credibilidade: saber que os produtos estarão sempre à disposição.

Essa empresa deve ser vista como uma parceira, que também é fonte de informações e conhecimento sobre o universo da energia solar, trazendo sempre calendário de eventos e treinamentos.

A ALDO Componentes Eletrônicos é uma empresa que está há mais de três décadas no mercado, sendo uma das mais reconhecidas distribuidoras de soluções de tecnologia da informação e produtos de geração de energia fotovoltaica do país, na opinião de fornecedores e clientes. Ela preza por trabalhar com marcas líderes de mercado e tem a qualidade de seus equipamentos reconhecida mundialmente.

Além de possuir as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, a ALDO investe fortemente na construção de soluções que atendam diferentes perfis de clientes que buscam autossuficiência.

Qual é a sua importância ambiental?

A geração de energia solar centralizada pode ser complementar à energia hidroelétrica e deve ser vista junto à operação dos reservatórios no processo de oscilação do armazenamento de energia na forma de estoque de água.

Hoje, empresas que sempre venderam produtos que consomem energia podem agora vender sustentabilidade, agregando valor e contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

A energia solar é uma energia limpa, livre de carbono e contribui para redução de emissões de CO2 no ambiente. Ao investir em energia solar, as empresas mostram uma preocupação com os consumidores finais e também uma preocupação com gerações futuras, não só financeiramente, pois gera a redução da conta de energia, mas também para a melhoria da sociedade e do planeta.

Agora que você entende melhor sobre o investimento em energia solar, entre em contato conosco e veja como podemos estabelecer uma parceria. Basta acessar nosso site!

Notícias relacionadas

    • 4 anos ago

    Investir em Energia Solar é tão importante que em 2009 foi criada a lei 12.114/2009 Chamada de “Fundo Clima”
    Com base nessa lei as empresas interessadas em Energia Solar poderão criar projetos de financiamentos BNDES para todos os tamanhos de empresas, inclusive pessoas físicas

      • 4 anos ago

      Obrigado pela contribuição em nosso artigo!

Leave feedback about this

  • Rating