Entenda o que é a tecnologia busbar e quais são suas vantagens

Nos últimos anos, à medida que esta tecnologia vem sendo aprimorada, a utilização de alternativas de produção de energia baseados em sistemas fotovoltaicos tem crescido bastante. Hoje, essa já é uma opção viável em empresas e residências, dada a sua eficiência, flexibilidade e custos cada vez mais atrativos.

Nesse cenário promissor da energia solar, os avanços tendem a continuar crescendo. A exemplo, hoje muito se fala a respeito da tecnologia busbar, recurso responsável por aumentar a capacidade de geração e transporte de energia elétrica entre as células de uma placa fotovoltaica.

Sabendo da importância de que os profissionais e empresas que atuam no segmento de energia solar têm de se manterem atualizados com as inovações do setor, preparamos este artigo para tratar, de forma mais aprofundada, sobre a tecnologia busbar.

Portanto, continue a leitura e entenda melhor o funcionamento e vantagens desse conceito!

Afinal, o que é a tecnologia busbar?

Na prática, o conceito de busbar está associado ao aprimoramento dos sistemas fotovoltaicos, mais precisamente os painéis os solares. De forma simplificada, elas são linhas que conectam as células fotovoltaicas do painel, permitindo o fluxo de elétrons de um ponto ao outro. Sua principal função é otimizar o transporte da corrente por meio do módulo.

Com o passar dos anos e evolução da tecnologia, os fabricantes desse tipo de equipamento têm optado por inserir cada vez mais busbar nos painéis, melhorando significativamente a sua condução de energia e a capacidade de geração.

Tradicionalmente, os painéis eram compostos com dois ou três barramentos. Hoje, no entanto, o padrão é a utilização de cinco busbar, sendo que existem modelos de painéis alemães da Q CELLS que operam com seis, diferentemente da maioria dos equipamentos comercializados no Brasil.

Como funciona essa tecnologia?

Células solares convencionais feitas de silício são metalizadas com linhas finas em formato retangular posicionadas na parte frontal e traseira da estrutura. Elas fazem contato direto com os módulos e, como vimos, são chamadas de busbar (barramentos).

Na prática, as busbar são responsáveis por uma função simples, porém, essencial para o funcionamento do sistema. Elas se encarregam de conduzir a corrente elétrica produzida pela célula solar a partir da conversão dos fótons que são captados.

Em regra, essas busbar são compostas por materiais com boa condutibilidade, como o cobre e a prata. Utiliza-se a prata como revestimento, com a finalidade de aumentar a eficiência na condução da corrente, assim como para minimizar os efeitos da oxidação a que o sistema está sujeito.

Perpendicularmente às busbar existem o que se chama de fingers, pequenas linhas metálicas que são conectadas pelos barramentos da placa. Eles são as estruturas encarregadas de coletar a energia gerada nas células e entregar às busbar, que fazem a junção das diversas células do painel, aumentando a capacidade do sistema.

Em resumo, a superfície de uma célula solar convencional é composta por uma série de linhas finas (fingers), que coletam e distribuem a carga, e pelas busbar, que são as estruturas que conduzem a energia de um ponto a outro, unindo as diferentes células em conjunto gerador unificado.

Assim sendo, a ideia é que quanto mais busbar um painel fotovoltaico tiver, maior será a captação de eletricidade. Esse avanço traz ótimos resultados em áreas com espaço limitado, pois é possível obter mais potência com menos módulos na instalação solar fotovoltaica.

Quais são as suas vantagens? 

A utilização de painéis solares mais modernos e que dispõem de mais busbar, traz implicações significativas para a qualidade e robustez do projeto fotovoltaico. Esse recurso apresenta uma série de vantagens para o sistema, a exemplo dos listados a seguir. Confira!

Maior eficiência energética

A busbar otimiza o transporte da corrente entre diferentes pontos do painel, evitando que a energia percorra caminhos maios longos e seja perdida nesse trajeto. Assim, pode-se dizer que mais busbar reduzem o desperdício de energia produzida, tornando os painéis ainda mais eficientes.

Redução do aquecimento

Outra vantagem da busbar está associada à geração de calor nas placas. Em regra, ao circular pelos barramentos, a energia encontra resistência e acaba por aquecer as linhas, o que também gera perda de potencial energético.

Por outro lado, quando se utiliza sistemas com painéis com uma maior quantidade de busbar, a energia consegue circular de maneira mais fluida, encontrando menos resistência e, por consequência, gera menos calor. Ou seja, mais busbar significa ter um sistema mais eficiente não só em termos de produção energética, mas também em de eficiência, gerando menos calor e dissipação.

Melhor aproveitamento do espaço

Como citado, a busbar também contribui para o aumento da performance de conversão de energia dos painéis fotovoltaicos. Desse modo, quanto mais barramentos estiverem presentes no painel, maior será a captação de energia, mais otimizado será o transporte da corrente e mais bem aproveitado será a superfície da placa.

Essa característica representa uma grande vantagem em sistemas que necessitam ser instalados em locais com espaço físico limitado. Isso porque, a partir de uma quantidade menor de painéis é possível obter um nível de produção energética mais elevada.

Nesse ponto, vale considerar também a questões dos custos, pois, como se utiliza um espaço menor e menos painéis, o gasto geral do projeto tende a reduzir, tornando a tecnologia ainda mais acessível ao consumidor final.

De que forma essa tecnologia favorece a produção de energia solar? 

A tecnologia busbar, como vimos, favorece a produção de energia solar por diferentes razões. Contudo, a principal delas talvez esteja ligada a maior eficiência na circulação e transporte da energia, sobretudo por gerar uma quantidade menor de calor.

Com essa tecnologia, não só é possível desenvolver projetos mais otimizados em questão de tamanho, mas também de eficiência, já que o desperdício é mínimo com painéis modernos e com mais busbar.

Por fim, como vimos, a tecnologia busbar tem muito a contribuir com o cenário da energia solar na atualidade. Profissionais e empresas especializados no segmento devem ficar atentos para essa questão, já que muitas vantagens podem ser obtidas a partir desse conceito, o que significa projetos ainda mais eficientes para os seus clientes.

Então, gostou deste artigo? Ficou interessado inovar em seus projetos de energia fotovoltaica, utilizando os melhores equipamentos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This