Entenda a importância de boas impressoras para projetos fotovoltaicos

Para a impressão de projetos de engenharia, é indispensável utilizar plotters de grandes formatos, que garantem detalhes mínimos, como precisão de linhas. Quem trabalha com energia solar precisa conhecer as melhores impressoras para projetos fotovoltaicos, como os modelos DesignJet da HP.

Esses equipamentos permitem maior precisão, economia de tinta e impressão em tamanhos como A1 (594 x 841 mm) e A0 (841 x 1189 mm). O tamanho da impressão é fundamental para os projetos, uma vez que dimensões menores não possibilitam o mesmo detalhamento, podendo prejudicar a execução do trabalho.

Quer conhecer mais sobre impressoras adequadas para projetos fotovoltaicos? Continue a leitura de nosso artigo e fique por dentro dos detalhes dos melhores equipamentos para essa aplicação.

Descubra como as impressoras para projetos fotovoltaicos funcionam

Neste artigo vamos falar de dispositivos adequados para a impressão de projetos, utilizados na área de engenharia. Esses equipamentos contam com detalhes específicos para atender às necessidades de usuários como engenheiros, arquitetos e projetistas.

Embora muitos usuários imaginem que qualquer impressora é capaz de executar diferentes trabalhos, isso não ocorre na prática. As impressoras jato de tinta e os modelos domésticos, por exemplo, atendem apenas pequenas demandas, uma necessidade totalmente diferente da impressão de projetos.

A precisão das impressões é um dos aspectos mais relevantes dos dispositivos, aliada à possibilidade de imprimir tamanhos maiores. Não é adequado, por exemplo, imprimir um projeto de instalação elétrica em uma folha A4 (210 x 297 mm), uma vez que seu manuseio impedirá a correta visualização dos detalhes.

Há dispositivos que também digitalizam em grandes formatos, o que faz toda a diferença no entendimento e na execução do projeto. Com uma multifuncional comum, o usuário não vai conseguir digitalizar todo o projeto em uma única vez, sendo necessário dividir o arquivo em várias partes, que, ao serem juntadas, são prejudicadas com a perda de precisão e de detalhes.

4 motivos para comprar uma boa impressora para projetos fotovoltaicos

Contar com um dispositivo que ofereça maior precisão e melhor qualidade é a principal razão para investir em uma impressora para projetos fotovoltaicos. Mas existem outras vantagens:

1. Impressão e digitalização em grandes formatos

Além da impressão em tamanhos maiores (a DesignJet T120 imprime até em tamanho A1 e a DesignJet T520 imprime até tamanho A0), alguns equipamentos (como o modelo T830) também digitalizam em grandes formatos.

Isso é importante para permitir melhor visualização dos detalhes do projeto sem a necessidade de impressão em arquivos separados, que depois precisam ser juntados pelo responsável pela execução da obra, com o risco de perda de detalhes importantes.

As impressoras são alimentadas por rolo e todas têm o corte automático do papel. O impresso sairá no tamanho preciso e com qualidade adequada.

2. Impressão em cores

Como os demais modelos de impressora jato de tinta, os dispositivos DesignJet também imprimem em cores. Isso permite que o engenheiro faça impressões de outros projetos, além da parte elétrica e do sistema fotovoltaico. Entre eles, projetos de fachada e outros similares.

O equipamento agrega mais possibilidades ao serviço do profissional. O responsável pela elaboração de projetos passará a centralizar todos os trabalhos em uma única impressora, em vez de manter um dispositivo para cada tipo de atividade.

Versáteis, as impressoras também atendem setores de geoprocessamento, fotografia, toda a área de construção civil, a indústria e até mesmo os trabalhos de engenharia mecânica ou projetos de peças. A precisão e o detalhamento das impressoras permitem a melhor execução de uma infinidade de características para trabalhos técnicos.

3. Melhor custo-benefício

Além da precisão e da qualidade, o custo-benefício destes dispositivos é um de seus grandes diferenciais. Os cartuchos das impressoras têm grande volume de tinta, diferentemente dos usados nas impressoras comuns, cujos cartuchos geralmente têm no máximo 5 ml.

A T120 e a T520 utilizam os mesmos cartuchos, que é o HP711. Cada um deles vem com 29ml, no caso da tinta colorida, e 38ml ou 80 ml na cor preta. Esse volume de tinta permite maior durabilidade e maior número de impressões. Existe, ainda, a opção de comprar o pack com 3 cartuchos, mais econômico.

Além disso, os cartuchos de tinta são separados da cabeça de impressão, que é um suprimento com maior durabilidade do que a tinta. Isso significa que o usuário realiza apenas a substituição da tinta. A reposição da cabeça de impressão só é necessária após muito tempo de uso.

Outra vantagem do dispositivo é que as cabeças de impressão jogam menor quantidade de tinta, permitindo a secagem instantânea na folha. A gota de tinta menor é o que traz precisão, evitando a ondulação do papel ou mesmo borrões, além de dar mais velocidade à impressão.

4. Durabilidade

As impressoras DesignJet são robustas e feitas para durar muito tempo. São consideradas os modelos de entrada do usuário que demanda impressões em grandes formatos ou outras necessidades específicas, como no caso de projetos fotovoltaicos.

Se o perfil do usuário mudar, e ele passar a necessitar de um volume maior de impressos, o ideal é migrar para um dispositivo mais robusto, como a impressora T530. Caso a necessidade seja de digitalização, a opção ideal é a T830.

Conheça a HP DesignJet série T520

A impressora HP DesignJet T520 possui design compacto, permite linhas precisas com detalhes nítidos até 2400 ppp e produz impressões A1/D em apenas 35 segundos. O equipamento possui capacidade para produzir uma variedade de aplicações, como projetos de arquitetura, mapas, fotografias e apresentações.

Com conexão wi-fi, o dispositivo pode ser mudado de lugar, permitindo as impressões a partir do smartphone ou tablet, com o uso do aplicativo HP Mobile Printing.

Saiba como a HP DesignJet T120 funciona

A impressora é mais compacta do que a T520, podendo ser instalada sobre uma mesa, prateleira ou outro local onde exista um pedestal de suporte. Também com conectividade wi-fi, permite impressões enviadas de qualquer dispositivo ligado à internet, a partir do aplicativo HP Mobile Printing. Mesmo em trânsito, é possível imprimir um arquivo enviando um e-mail à impressora.

As impressões A1/D são produzidas em 45 segundos, a partir do rolo e folhas formatadas, e em velocidade de 6 páginas por minuto a partir da bandeja com alimentador automático.

Os dispositivos DesignJet da HP garantem melhor qualidade ao trabalho, permitindo a visualização dos detalhes e o entendimento dos requisitos da proposta. Além disso, são equipamentos econômicos, compactos e com boa velocidade de impressão.

Usar boas impressoras para projetos fotovoltaicos é um grande diferencial para seu trabalho. A Aldo, referência em sistemas fotovoltaicos, é também uma distribuidora oficial da HP — marca com a qual mantém parceria desde 2003. Isso assegura o suporte gratuito da HP, garantia on-site e extensão de garantia. Além disso, a marca adota a logística reversa, caso o cliente precise.

Agora que você já conhece a versatilidade das impressoras de grandes formatos para o melhor desempenho dos seus projetos, entre em contato conosco e conheça toda nossa linha de produtos!

rockcontent

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This