Empreendedorismo em TI: quais as possibilidades?

Os especialistas da área de tecnologia são alguns dos trabalhadores mais procurados no mercado de trabalho. A economia digital de hoje requer uma variedade de profissionais que estejam empenhados no empreendedorismo em TI para apoiar e impulsionar novas tecnologias em todas as indústrias.

Atualmente, é preciso saber empreender com inovações que elevem as expectativas dos clientes, ofereçam novas fontes de receita e transformem o cenário competitivo. As organizações devem tirar proveito dos ativos e recursos de TI existentes para atender suas necessidades atuais e posicionar seus negócios no futuro.

Para ajudá-lo a obter uma melhor compreensão de como empreender nesse mercado, criamos este guia. Acompanhe e descubra diferentes maneiras de explorar a área de TI com as principais tendências!

Empreendedorismo em TI, o ramo mais promissor para investir

O mundo de hoje é imensamente diferente do mundo de dez anos atrás. Desde então, a internet e todas as coisas digitais mantiveram seu rápido crescimento.

A nova era de interconectividade generalizada e o acompanhamento do crescimento comercial estimulado por ela agora está sendo referido como a economia digital. A economia digital engloba todos os serviços, produtos e negócios que se enquadram na web.

À medida que mais e mais produtos são vendidos online, a economia digital cresce e, com isso, muitos profissionais de TI buscam investir em um negócio para acompanhar o volume e a demanda de serviços.

Os avanços tecnológicos permitiram, junto às transformações nos mercados, uma reorganização das empresas, cada vez mais focadas no core business e recorrendo intensivamente à terceirização de serviços e bens. As grandes empresas dividiram suas operações e as distribuíram parcialmente para outras regiões ou países.

Seus diferentes sites estão conectados por redes internas e externas para fornecedores e clientes. Quase todos comprometeram-se em interações crescentes com fornecedores, clientes, concorrentes, agências públicas, universidades e centros de pesquisa, especialistas tecnológicos, empresas financeiras e web mundial.

A digitalização leva a uma maior disponibilidade e uso das tecnologias digitais em nossa sociedade. Os empresários digitais percebem oportunidades devido às suas habilidades e competências tecnológicas, e têm a capacidade de criar soluções inovadoras. Essa mentalidade empreendedora é o que permite o desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios de inovação.

Tendências da indústria de TI

O software tem sido uma força motriz no setor de tecnologia e na economia em geral, ou seja, uma tendência acelerada nos últimos anos. Desde aplicativos móveis a plataformas de código aberto, a ferramenta continua a liderar o mundo.

Como tal, a demanda por habilidades de desenvolvimento desses sistemas se torna a maior categoria de ocupação de tecnologia, com um crescimento mais rápido. Provavelmente, grupos de desenvolvedores web e cientistas de dados poderiam ser incluídos sob o guarda-chuva de desenvolvimento de software, tornando-o ainda maior.

Outras categorias, como suporte de TI, CIOs e analistas de segurança cibernética, estão crescendo a um ritmo acelerado, refletindo as necessidades das organizações que buscam a transformação digital.

As demais tendências da indústria da tecnologia que impulsionarão o crescimento nos próximos anos incluem:

Computação em nuvem

As inovações importantes tornam a computação em nuvem mais valiosa para as empresas que procuram transformar suas operações e modelos de negócios.

Esses avanços estão ajudando a acelerar as implantações de inteligência artificial e as soluções da Internet da Coisas, ao mesmo tempo que permitem insights avançados e analíticos.

À medida que os serviços da nuvem se tornam cada vez mais uma parte dos negócios, espera-se que o armazenamento de dados cresça exponencialmente nos próximos anos. Para chegar a isso, os provedores de serviços trarão mais data centers online com equipamentos de armazenamento de capacidade maior.

Computação cognitiva

Embora ainda esteja em sua infância, pode ajudar empresas a melhorar produtos e serviços, tomar melhores decisões e otimizar as operações. Em particular, o aprendizado automático da máquina está ajudando as organizações a encontrarem padrões em grandes conjuntos de dados para terem um entendimento mais detalhado sobre como os consumidores se relacionam com seus produtos ou serviços.

Aplicativos

Os aplicativos amigáveis ​​ao usuário garantem que, no futuro, menos pessoas precisarão saber como as diferentes tecnologias realmente funcionam.

Com dezenas de milhares de ferramentas gratuitas, o negócio de aplicativos móveis se torna uma corrida contra o tempo. Excelentes ideias devem ser realizadas anteriormente, e não mais tarde, para que acompanhem a concorrência.

Os Apps estão crescendo à velocidade de uma bala, e não podemos negar que se tornaram o elemento essencial da transformação digital. As empresas precisam manter um controle dessas tendências para alinhar suas formas de desenvolvimento de aplicativos.

Dados

De acordo com as previsões do Fórum Econômico Mundial, os analistas de dados estarão, até 2020, em alta demanda nas empresas de todo o mundo. Estamos vendo a quebra de grandes conjuntos de dados e o surgimento de ferramentas que conectam informações diferentes.

Essa enorme quantidade de informações precisa ser gerenciada e analisada. É por isso que os analistas de dados, ou cientistas de dados, se tornaram tão procurados.

Esses profissionais possuem habilidades analíticas e propensão natural para a matemática, estatística e programação de computadores. No entanto, eles também devem ter boas habilidades de comunicação, pois devem apresentar suas descobertas de forma visualmente clara e universalmente compreensível.

Drones

Ao longo dos últimos anos, os drones tornaram-se fundamentais para as funções de várias empresas e organizações governamentais, e conseguiram perfurar áreas em que certas indústrias estavam estagnadas ou atrasadas.

Aumentar a eficiência e a produtividade do trabalho, diminuir a carga horária e os custos de produção, melhorar a precisão, refinar o serviço e as relações com o cliente e resolver problemas de segurança em grande escala são alguns dos principais benefícios que os drones oferecem às indústrias globalmente.

A adoção dessa tecnologia em todas as indústrias passou rapidamente da fase da moda para o estágio da mega tendência, afinal, diversas empresas começaram a perceber seu potencial, alcance e escala global.

Energia solar

O setor de energia solar está evoluindo continuamente devido à crescente preferência pelo uso de fontes renováveis ​​de energia. Estima-se que o mercado global de energia solar deverá crescer 10,3% de 2016 a 2021, para atingir um tamanho de mercado de 10,96 bilhões de dólares até 2021.

Os governos de todo o mundo estão tentando confiar em tipos de energia mais limpas e reduzir sua dependência de fontes de energia não renováveis.

As principais tendências que moldam o futuro da energia solar devem-se aos preços baixos dos painéis solares, o que obrigou muitos proprietários a considerarem a sua implementação, assim como o aumento da eficiência por meio de avanços tecnológicos.

Dada a crescente acessibilidade, as aplicações e os casos de uso de energia renovável se expandiram. Paralelamente à produção de eletricidade, essa condição fornece novas soluções para mobilidade e segurança energética em todo o mundo e, também, possibilidades para quem quer seguir com o empreendedorismo em TI.

Gostou das informações do artigo? Para ficar por dentro de todas as novidades sobre a área de TI, siga o nosso perfil no Facebook, Twitter, Google+, YouTubeInstagram agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This