Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Drones: indispensáveis na era da agricultura digital – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Drones: indispensáveis na era da agricultura digital – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Drones: indispensáveis na era da agricultura digital

Drones: indispensáveis na era da agricultura digital

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

O Agronegócio é um dos pilares da economia nacional, correspondendo a 1/4 do PIB – Produto Interno Bruto,  além de contribuir com a balança comercial, uma vez que corresponde praticamente a 50% de tudo o que é exportado pelo Brasil. Sendo assim, tudo que pode ser utilizado para melhorar e incrementar a performance agrícola brasileira é bem-vindo. Muito tem se falado em agricultura de precisão e considere como maior símbolo desta nova era do agronegócio, a utilização dos drones.

Quer saber mais sobre este assunto? Leia o artigo que preparamos e entenda a importância dos drones para o crescimento do agronegócio brasileiro.

Como dissemos, os drones já são utilizados amplamente na agricultura. A sua principal função é identificar regiões com problemas, que impactam diretamente na produtividade agrícola. Neste contexto, os drones passam a desempenhar um papel fundamental numa das áreas mais estratégicas da nossa economia, e por ser uma tecnologia totalmente aderente ao monitoramento agrícola, traz um importante diferencial competitivo, descrito a seguir:

GPS embutido

Por possuir GPS embutido, as imagens são georreferenciadas e num processo de mapeamento aéreo, os Drones conseguem gerar uma sequência de imagens que serão utilizadas para compor um mapa georreferenciado em altíssima resolução, gerando um alto ganho de processo nas operações agrícolas, uma vez que permite monitorar 100% de uma lavoura sem que necessariamente o produtor precise caminhar por toda a plantação.

Eficiência no manejo agrícola

O maior benefício que os drones podem gerar na agricultura é justamente gerar informações para manejo agrícola, onde as análises de imagens por softwares específicos, como o FarmGO, permitem que um determinado ponto da imagem seja convertido em coordenada geográfica, para que esta informação seja exportada para GPS’s de maquinários (tais como tratores), indicando em quais os pontos faz-se necessária a aplicação de insumos, de forma direcionada, evitando assim um alto custo final de produção, gerando economias tanto para o produtor como também para o meio ambiente.

Imagens aéreas georreferenciadas

As imagens aéreas georreferenciadas tornaram-se nos tempos atuais a principal ferramenta de monitoramento agrícola, tornando possível um melhor uso de recursos (como defensivos agrícolas), assim como, identificar problemas relacionados a fertilidade de solo, uma vez que os drones monitoram de cima o comportamento da planta, e por gerar dados georreferenciados, indicam os pontos onde é possível comparar a produtividade com safras anteriores. Se os problemas identificados são recorrentes, sugere-se que aquela região deve ser melhorada, trabalhando a questão a fertilidade/perfil de solo (com adubação correta, reposição de nutrientes do solo, assim como, descompactação) e adequação dos melhores tipos de semente para aquela região.

Informações de altimetria

Outra função extremamente importante dos drones na Agricultura é gerar informações de altimetria, a partir do processamento de imagens por softwares que conseguem compor uma projeção 3D do terreno, conseguindo assim identificar pontos onde existe alta probabilidade de erosão no solo, tornando possível a criação das curvas de níveis em uma propriedade agrícola, que servirão como barreira de contenção para o escoamento da água da chuva, evitando aque as trilhas da água possam gerar danos no solo, o que acarreta em um custo altíssimo de correção deste problema, além de impactar diretamente na produtividade agrícola.

Escrito por: Ricardo Matiello, CEO FARMGO

A Aldo é distribuidora autorizada DJI no Brasil. Para saber mais sobre os produtos, acesse nosso site

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating