Drones ajudam a aumentar a produtividade a partir do monitoramento das lavouras

Como os drones realizam voos baixos e oferecem imagens em alta resolução, é possível que o produtor rural os utilize para um diagnóstico preciso sobre a sua lavoura, ou seja, o agronegócio tem muito a ganhar com esta tecnologia. Isto acontece com o suporte de programas desenvolvidos para essa finalidade. Confira abaixo a matéria que preparamos para que você fique craque nesse assunto!

Por mais avançados que os drones sejam, eles necessitam de softwares específicos dependendo da aplicação que o seu proprietário deseja fazer. O FarmGO é uma plataforma digital de agronegócio que atua associado às imagens produzidas pelo drone e permite identificar desde possíveis falhas no plantio até irregularidades na produção em determinada área (inclusive se a população de plantas está adequada à meta estabelecida). As informações geradas dão subsídios ao agricultor para a tomada de decisões.

Ainda falando em controle da produção, o mapeamento precoce de pragas e de plantas invasoras é uma das aplicações dos drones que merecem destaque. Com o uso dos drones e de FarmGo, possíveis ataques à cultura podem ser observados muito antes de se alastrarem pela lavoura. Isso permite ao agricultor ajustar sua estratégia em menor temo, reduzindo quebras e prejuízos.

A evolução da tecnologia permite ainda que seja identificado o estádio fisiológico e de saúde das plantas, assim como, a saúde do solo e também alvo de monitoramento. Por exemplo, se há alguma área atingida por erosão, ela é facilmente descoberta a partir de um voo não tripulado. O mesmo acontece se há assoreamento de rios ou deficiência hídrica. Tal ganho é possível porque um programa de computador utiliza cores específicas para indicar tais problemas.

Com ALDO, FarmGO e drones DJI é possível acompanhar o passo-a-passo da lavoura: 1) Pré-plantio: mensurar área, dividir talhões, sistematização do solo, curvas de nível, planejamento do plantio, identificação de erosões; 2) Pós-plantio: eficiência do plantio, contagem de plantas e levantamento de falhas; 3) Desenvolvimento: acompanhamento da cultura, saúde da lavoura, vigor das plantas e identificação de plantas invasoras; 4) estimativa de produtividade e mapeamento das áreas com baixa produtividade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta oportunidade de negócio, pode perceber o quanto a agricultura de precisão está mudando o perfil do agronegócio brasileiro. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente.

Aldo Componentes Eletrônicos

A ALDO é distribuidora de produtos de TI, Energia Solar e drones. Fique por dentro desses mercados com a gente e seja um revendedor autorizado!

Aldo Componentes Eletrônicos
Aldo Componentes Eletrônicos

A ALDO é distribuidora de produtos de TI, Energia Solar e drones. Fique por dentro desses mercados com a gente e seja um revendedor autorizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This