Como ganhar dinheiro com energia solar? Descubra aqui!

Novas tecnologias sempre são vistas como oportunidades de negócios e geração de lucros. E com a energia solar não é diferente. Cada vez mais presente no nosso cotidiano, esse tipo de negócio é visto com bons olhos no mercado, que demonstra uma preocupação crescente com as causas ambientais.

Mas é possível ganhar dinheiro com energia solar? No artigo de hoje, você vai ficar por dentro de tudo isso. Confira!

A importância da energia solar

É impossível negar que a energia elétrica é uma necessidade fundamental de todo ser humano. E a constante ocorrência de problemas e desastres ambientais envolvendo o uso de fontes não-renováveis, além do esgotamento das mesmas, faz com que a busca por fontes alternativas seja cada vez maior.

Nesse sentido, nada melhor do que utilizar o potencial inesgotável do sol. Transformar a incidência dos raios solares em energia elétrica é algo completamente renovável e limpo, pois não emite nenhum tipo de poluente em nenhuma das etapas do processo.

A captação dessa energia pode acontecer de forma direta ou indireta para o consumidor final. De maneira indireta, por meio de grandes usinas, que abastecerão a rede elétrica, até chegar nas residências. E, de maneira direta, por meio de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados que captam a insolação para posterior transformação em energia elétrica.

Energia solar e o marketing verde

Como se não bastasse o ótimo aproveitamento da energia solar, ela ainda é uma grande maneira de valorizar empresas e centros empresariais. Um selo de sustentabilidade pelo uso de painéis solares autossustentáveis é uma vantagem muito grande em um mercado de concorrência cada vez maior.

Para condomínios e residências, ter sistemas instalados para a geração da própria energia não apenas é um atrativo, mas também um ponto de valoração do imóvel. Isso porque, após o investimento da instalação, o retorno em forma de economia na conta de luz é gigantesco, tornando-se um ponto muito positivo na hora de negociar uma casa ou apartamento.

Como ganhar dinheiro com energia solar

Agora que já falamos sobre as inúmeras vantagens do uso da energia solar, é hora de irmos direto ao ponto: é possível ganhar dinheiro com ela? E a resposta é sim, é possível e essa já é a realidade de muita gente no Brasil.

Abaixo, apresentamos três principais formas de rentabilizar a partir da energia solar. Confira:

Sendo um instalador de sistemas solares

A primeira maneira de como ganhar dinheiro com energia solar é talvez a mais simples de ser alcançada: tornando-se um técnico especializado na montagem e manutenção de sistemas solares, você pode trabalhar de carteira assinada para alguma empresa do setor ou, até mesmo, prestar esse tipo de serviço de modo terceirizado.

Enquanto um trabalho “fichado” pode dar a sensação de segurança financeira, prestar esse serviço como um colaborador terceirizado trará, com certeza, mais instalações e, consequentemente, mais ganhos financeiros.

Como a demanda já é grande e apresenta uma forte tendência de crescimento, um técnico competente dificilmente ficará sem serviço, o que pode levá-lo a, inclusive, buscar um ajudante. Fato é que esse mercado emergente tem necessitado cada vez mais dessa mão-de-obra qualificada, o que se traduz em grandes oportunidades para quem pretende ganhar dinheiro com energia solar.

Montando sua própria empresa

Diferentemente da opção anterior, se você tiver um capital inicial, é possível investir na criação de uma empresa própria. Primeiramente, é fundamental que você entenda tudo que envolva o fornecimento, montagem, funcionamento e manutenção dos geradores solares. Se você deseja criar uma empresa especializada nesse serviço, nada mais básico do que conhecê-lo como a palma da sua mão.

Em segundo lugar está o investimento inicial. Com o capital disponível, é possível montar uma empresa que em curto a médio prazo trará retornos muito maiores. É claro que, sendo dono do próprio negócio, você precisará se preocupar com muito mais coisas do que um instalador, por exemplo.

É fundamental criar um bom relacionamento com fornecedores de qualidade, além de ter uma equipe de instaladores capacitada e competente. Isso sem contar a equipe de vendas e, inclusive, de pós-vendas. Nesse ramo, trabalhar o momento do pós-venda é essencial, pois sempre existirá algum trabalho de manutenção ou ampliação das instalações de painéis solares.

Apesar de ser um trabalho consideravelmente maior, se você possuir o capital necessário, esse investimento possui uma alta probabilidade de retorno financeiro. Comece analisando as empresas existentes no mercado, aprendendo com seus erros e acertos.

“Vendendo” energia solar às companhias de energia elétrica

A terceira e última maneira de como ganhar dinheiro com energia solar é voltada principalmente para o consumidor final. Pouca gente sabe como funciona esse tipo de transação, mas no final das contas é um processo bem simples.

Pegue como exemplo uma família que instalou painéis solares em sua casa, ligando-os na rede elétrica. A energia produzida será usada, indiretamente, para o funcionamento de lâmpadas, eletrodomésticos e afins. Então, duas coisas podem acontecer:

  • a energia produzida não ser suficiente e o complemento vir da rede externa;
  • a energia produzida ser suficiente para o abastecimento da casa e ainda criar um excedente.

No primeiro caso, o resultado é simples: a conta de luz ainda virá, porém muito mais barata do que o normal. Já no segundo caso, o excedente é repassado às companhias de energia elétrica, que utilizará essa quantidade produzida para o abastecimento de sua rede. Assim, a energia que você não utilizou virá nas próximas contas de luz como um desconto.

Ou seja, você ganhará dinheiro com a produção da energia elétrica a partir dos painéis solares, mas de forma indireta, como um desconto na sua conta de luz. Isso acontece porque a energia produzida é automaticamente injetada na rede elétrica da companhia, sendo que o seu uso doméstico é calculado a partir de um sistema de compensação. No médio a longo prazo, isso acaba se traduzindo numa economia enorme, podendo até mesmo resultar em uma conta mínima.

Como a venda direta de energia para o governo em si acaba sendo um processo muito burocrático, a melhor maneira de rentabilizar a produção ainda continua sendo o ganho indireto por meio da conta de luz reduzida, por esse sistema de compensação via companhias de energia.

E você, já escolheu a melhor maneira de como ganhar dinheiro com energia solar? Quer saber mais sobre cada uma dessas formas de rentabilização? Não deixe de entrar em contato com a gente para que possamos ajudar você nessa empreitada!

Comments (2)

  1. O meu nome e jose so eletricista e fiz o corso de montador mais aqui em joao pessoa ja tentei varias vê-se comprar as placas para vendê pra meus clinte mais nei uma empresa mim da os contatos dos fornecedores presiso muito de uma ajuda desde ja agradeco

    1. Aldo Componentes

      José, tudo bem?
      Obrigada por seu contato! Se tiver interesse em revender nossos produtos, entre em contato com nossa equipe de vendas que eles podem te atender prontamente. Fone: 44 3261 2000 ou cartas@aldo.com.br
      Abraços,
      Aldo Componentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This