Como contratar fornecedores de qualidade para seu negócio?

Sem dúvidas, boas parcerias são essenciais para o sucesso de qualquer negócio e estão diretamente ligadas à satisfação do público da sua empresa. Por isso, é crucial contratar fornecedores de qualidade, uma vez que os materiais e serviços prestados impactam diretamente na excelência do produto final da sua empresa.

Entretanto, a etapa de escolha do melhor fornecedor para o seu negócio pode ser mais complicada do que se imagina, afinal de contas, são diversas opções disponíveis, o que torna a decisão mais difícil. Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas para você ter sucesso nessa empreitada. Continue a leitura para saber mais!

Atendimento e suporte

Uma das características de maior destaque para qualquer empresa está ligada à maneira como ela se relaciona com seus clientes. Isso provavelmente é uma grande preocupação do seu negócio e também deve ser observado na hora da escolha dos seus fornecedores.

Assim, avalie a existência de canais de atendimento e suporte das possíveis parcerias, valorizando aquelas que facilitam a comunicação e a resolução de problemas que podem surgir em algum momento.

Se você encontrar dificuldades para se comunicar com a empresa, dificilmente isso mudará após a assinatura do contrato de parceria. Por isso, fornecedores fáceis de lidar ganham muitos pontos quando comparados àqueles de difícil acesso.

Flexibilidade no contrato

Esse talvez seja o fator mais importante na hora de escolher um fornecedor. As necessidades de cada empresa mudam muito de caso para caso, por isso, é fundamental conseguir uma flexibilidade na hora de construir o seu contrato de parceria.

Obviamente, não é possível esperar que o documento seja completamente alterado, mas deve sim ser visto como uma via de mão dupla, de modo que ambas as partes fiquem satisfeitas. Para contratos com fornecedores, os principais pontos a serem observados dizem respeito às alterações de pedidos.

Assim, verifique se é possível realizar essas modificações, quais os tipos de mudanças são permitidos e quais são as condições envolvidas nesse processo. Multas e extensões de prazo também devem ser bem alinhadas entre as partes.

Qualidade dos produtos e serviços

Apesar de ser um fator muito óbvio na hora de escolher os fornecedores, é fundamental ressaltar que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles devem ser muito bem analisados.

Por isso, ao iniciar sua busca por um fornecedor, faça um filtro e comece por aquele que oferece o mínimo para os seus próprios padrões de qualidade, buscando manter o nível esperado pelos seus clientes.

Referências

A credibilidade de uma empresa está diretamente ligada ao que falam dela. Por isso, na hora de contratar fornecedores para o seu negócio, procure saber a opinião de clientes e ex-clientes dessa empresa.

Escute o que falam, peça por pontos positivos e negativos e, só então, tome sua decisão. É interessante procurar saber se o fornecedor em questão já atendeu empresas de diferentes portes.

Assim, você consegue descobrir as possibilidades que ela apresenta para logísticas de maior volume, o que significa uma capacidade de atendimento elevada.

Prazos

Outro fator muito importante na hora da escolha de um fornecedor, se refere aos prazos de produção e entrega praticados por ele. Não adianta nada encontrar uma empresa com produtos e serviços de qualidade, além de boas referências se os prazos são extremamente variáveis e pouco confiáveis.

Uma boa dica é analisar como ela lida com pedidos e prazos nas épocas mais complicadas como as festas de final de ano e o carnaval. Se houver o cumprimento das suas obrigações de maneira satisfatória, esse é um ótimo indício para fechar um contrato de parceria.

Histórico

O histórico de uma empresa fornecedora é um fator também muito importante para entender seu posicionamento e confiabilidade. Assim, na hora de contratar fornecedores, não se esqueça de verificar seu tempo de atividade no mercado, o currículo de parcerias, clientes e até as menções em premiações ou matérias da imprensa especializada.

Não deixe de conferir se existem reclamações em portais como o Reclame Aqui. Aliada às outras referências, essa pesquisa é uma ótima maneira de conhecer o passado e o histórico de um fornecedor.

Preço

Por último, podemos destacar o preço dos produtos e serviços oferecidos pelos candidatos a parceiros fornecedores. Nesse ponto, é crucial fazer uma pesquisa de mercado e verificar se os valores praticados por essas empresas estão dentro da média.

Tenha sempre em mente que o melhor fornecedor jamais estará ligado ao valor mais baixo, mas sim ao melhor custo-benefício oferecido quando se leva em consideração todos os pontos que foram listados anteriormente.

Por isso, a análise do preço e do custo dessa contratação deve ser um dos últimos passos a serem analisados, já que existem diversos outros fatores mais importantes do que esse.

Os fornecedores de uma empresa devem ser encarados como verdadeiros parceiros do seu negócio. A qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles influenciam diretamente no sucesso da sua empresa, por isso, você deve escolhê-los a dedo.

Além de todos os fatores já apresentados, também é interessante pensar em um outro ponto: tenha outras opções. Jamais dependa de apenas um fornecedor! Além de criar uma relação de dependência nada saudável, qualquer problema com essa empresa pode refletir diretamente no seu negócio e gerar impactos negativos.

Por isso, aproveite a grande pesquisa que você fez para contratar fornecedores e não deixe de manter um banco de dados com os melhores que encontrou!

E aí, curtiu nosso post? Já sabe como escolher os melhores fornecedores para o seu negócio? Então, não deixe de seguir a gente nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse. Acompanhe nosso trabalho no Instagram, Google+, YouTube, Twitter e no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This