Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Como contratar fornecedores de qualidade para seu negócio? Como contratar fornecedores de qualidade para seu negócio?
Início » Como contratar fornecedores de qualidade para seu negócio?

Como contratar fornecedores de qualidade para seu negócio?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Sem dúvidas, boas parcerias são essenciais para o sucesso de qualquer negócio e estão diretamente ligadas à satisfação do público da sua empresa. Por isso, é crucial contratar fornecedores de qualidade, uma vez que os materiais e serviços prestados impactam diretamente na excelência do produto final da sua empresa.

Entretanto, a etapa de escolha do melhor fornecedor para o seu negócio pode ser mais complicada do que se imagina, afinal de contas, são diversas opções disponíveis, o que torna a decisão mais difícil. Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas para você ter sucesso nessa empreitada. Continue a leitura para saber mais!

Atendimento e suporte

Uma das características de maior destaque para qualquer empresa está ligada à maneira como ela se relaciona com seus clientes. Isso provavelmente é uma grande preocupação do seu negócio e também deve ser observado na hora da escolha dos seus fornecedores.

Assim, avalie a existência de canais de atendimento e suporte das possíveis parcerias, valorizando aquelas que facilitam a comunicação e a resolução de problemas que podem surgir em algum momento.

Se você encontrar dificuldades para se comunicar com a empresa, dificilmente isso mudará após a assinatura do contrato de parceria. Por isso, fornecedores fáceis de lidar ganham muitos pontos quando comparados àqueles de difícil acesso.

Flexibilidade no contrato

Esse talvez seja o fator mais importante na hora de escolher um fornecedor. As necessidades de cada empresa mudam muito de caso para caso, por isso, é fundamental conseguir uma flexibilidade na hora de construir o seu contrato de parceria.

Obviamente, não é possível esperar que o documento seja completamente alterado, mas deve sim ser visto como uma via de mão dupla, de modo que ambas as partes fiquem satisfeitas. Para contratos com fornecedores, os principais pontos a serem observados dizem respeito às alterações de pedidos.

Assim, verifique se é possível realizar essas modificações, quais os tipos de mudanças são permitidos e quais são as condições envolvidas nesse processo. Multas e extensões de prazo também devem ser bem alinhadas entre as partes.

Qualidade dos produtos e serviços

Apesar de ser um fator muito óbvio na hora de escolher os fornecedores, é fundamental ressaltar que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles devem ser muito bem analisados.

Por isso, ao iniciar sua busca por um fornecedor, faça um filtro e comece por aquele que oferece o mínimo para os seus próprios padrões de qualidade, buscando manter o nível esperado pelos seus clientes.

Referências

A credibilidade de uma empresa está diretamente ligada ao que falam dela. Por isso, na hora de contratar fornecedores para o seu negócio, procure saber a opinião de clientes e ex-clientes dessa empresa.

Escute o que falam, peça por pontos positivos e negativos e, só então, tome sua decisão. É interessante procurar saber se o fornecedor em questão já atendeu empresas de diferentes portes.

Assim, você consegue descobrir as possibilidades que ela apresenta para logísticas de maior volume, o que significa uma capacidade de atendimento elevada.

Prazos

Outro fator muito importante na hora da escolha de um fornecedor, se refere aos prazos de produção e entrega praticados por ele. Não adianta nada encontrar uma empresa com produtos e serviços de qualidade, além de boas referências se os prazos são extremamente variáveis e pouco confiáveis.

Uma boa dica é analisar como ela lida com pedidos e prazos nas épocas mais complicadas como as festas de final de ano e o carnaval. Se houver o cumprimento das suas obrigações de maneira satisfatória, esse é um ótimo indício para fechar um contrato de parceria.

Histórico

O histórico de uma empresa fornecedora é um fator também muito importante para entender seu posicionamento e confiabilidade. Assim, na hora de contratar fornecedores, não se esqueça de verificar seu tempo de atividade no mercado, o currículo de parcerias, clientes e até as menções em premiações ou matérias da imprensa especializada.

Não deixe de conferir se existem reclamações em portais como o Reclame Aqui. Aliada às outras referências, essa pesquisa é uma ótima maneira de conhecer o passado e o histórico de um fornecedor.

Preço

Por último, podemos destacar o preço dos produtos e serviços oferecidos pelos candidatos a parceiros fornecedores. Nesse ponto, é crucial fazer uma pesquisa de mercado e verificar se os valores praticados por essas empresas estão dentro da média.

Tenha sempre em mente que o melhor fornecedor jamais estará ligado ao valor mais baixo, mas sim ao melhor custo-benefício oferecido quando se leva em consideração todos os pontos que foram listados anteriormente.

Por isso, a análise do preço e do custo dessa contratação deve ser um dos últimos passos a serem analisados, já que existem diversos outros fatores mais importantes do que esse.

Os fornecedores de uma empresa devem ser encarados como verdadeiros parceiros do seu negócio. A qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles influenciam diretamente no sucesso da sua empresa, por isso, você deve escolhê-los a dedo.

Além de todos os fatores já apresentados, também é interessante pensar em um outro ponto: tenha outras opções. Jamais dependa de apenas um fornecedor! Além de criar uma relação de dependência nada saudável, qualquer problema com essa empresa pode refletir diretamente no seu negócio e gerar impactos negativos.

Por isso, aproveite a grande pesquisa que você fez para contratar fornecedores e não deixe de manter um banco de dados com os melhores que encontrou!

E aí, curtiu nosso post? Já sabe como escolher os melhores fornecedores para o seu negócio? Então, não deixe de seguir a gente nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse. Acompanhe nosso trabalho no Instagram, Linkedin, YouTube, Twitter e no Facebook!

Notícias relacionadas

    • 5 anos ago

    Tenho certesa que farei uma Otima Parceria com a Aldo Solar.

      • 4 anos ago

      Olá, Pedro,

      obrigado pela confiança! Abraço

    • 5 anos ago

    Estou interessado. Meus dados são divulgados a seguir.

Leave feedback about this

  • Rating