Projetos arquitetônicos e energia Solar

3 minutos para ler

Arquitetos e profissionais da construção ainda tem dúvidas sobre como adaptar seus projetos a este novo cenário em que os clientes consideram bastante viável e possível a instalação de um gerador de energia solar. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar estes profissionais. O sistema fotovoltaico é mais eficiente e harmônico quando atende os seguintes requisitos:

1 – Posicionamento

Deixar os painéis voltados para o Norte é a posição ideal pois o Sol nasce no leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste e assim, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, otimizando a captação de energia . Os painéis solares devem ser instalados nesta face para que haja maior produção de energia. Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, o ângulo de inclinação deve ser igual ao da Latitude do local de instalação. Atenção com o sombreamento que pode ser causado pelas chaminés, caixas d´água ou copas de árvores.

2 – Dimensionamento do telhado

Normalmente o tamanho dos módulos depende da potência e o tamanho do gerador de energia solar fotovoltaica influenciará na quantidade de painéis solares que precisarão ser instalados para atender a necessidade do cliente. Assim, é bastante importante prever a área que deverá ser utilizada e também contar com um estudo do peso que o conjunto de painéis terá sobre o telhado, pois a massa sobre o telhado também não pode ser desprezada e a massa de cada módulo varia entre 19 kg e até 22 kg.

3 – Espaços extras

A partir do momento em que se deseja instalar um gerador de energia solar é necessário prever os espaços extras para alguns equipamentos, tais como, caixas de proteção e o inversor solar, que é o coração do sistema. Existem tamanhos diferentes entre os inversores. Como regra, pode se reservar um espaço na parede de 1m x 1m pelo menos. O quanto mais próximo o inversor estiver próximo ao quadro elétrico, melhor. Para as caixas de proteção o espaço destinado é bem menor, sendo que eventualmente elas podem ocupar um espaço logo abaixo do telhado. Por fim, sistemas fotovoltaicos necessitam de eletrodutos que vêm desde o telhado. Em geral com diâmetro de ¾” ou 1”.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-