fbpx
Início » Aldo e sustentabilidade: entenda como trabalhamos essa questão

Aldo e sustentabilidade: entenda como trabalhamos essa questão

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Em um período em que a preocupação com as questões ambientais se torna uma pauta cada dia mais comum na rotina das empresas e a busca por alternativas limpas de energia recebe uma demanda crescente do consumidor, a energia solar vem ganhando espaço no mercado. Nesse contexto de mudanças e maior responsabilidade ambiental, a Aldo e sustentabilidade se aproximam ainda mais na hora de entregar soluções e serviços para os seus clientes.

Hoje, a Aldo carrega em seus valores uma intensa preocupação com as questões que afetam o meio ambiente, os quais conduzem as suas atividades sempre com foco no atendimento das demandas do consumidor, mas com total respeito às legislações ambientais, garantindo uma postura de empresa inovadora e consciente.

A seguir, preparamos um artigo completo para mostrar como Aldo e sustentabilidade se relacionam. Além disso, abordaremos a importância de você, que atua no segmento de energia solar, seja como revendedor seja como integrador, firmar parcerias com empresas que têm essa preocupação. Acompanhe!

Qual o impacto da sustentabilidade no cenário atual?

Sem dúvida alguma, hoje, uma das grandes bandeiras levantadas por empresas sérias e que ocupam posições de destaque no mercado, independentemente do segmento, é a sustentabilidade. Como dito, questões envolvendo o meio ambiente, a exploração de recursos naturais e a geração de resíduos têm se tornado recorrentes dentro das organizações.

Nesse cenário de intensificação da responsabilidade ambiental, as empresas que focam no futuro e que sabem do seu papel perante a sociedade, já estão adotando medidas para serem ainda mais ecológicas e sustentáveis, se alinhando aos padrões atuais e às tendências que surgirão no futuro.

Esse tipo de postura, com o passar dos anos, se tornou ainda mais valorizada. Atualmente, o consumidor consciente e que tem amplo acesso à informação prefere se relacionar com empresas socialmente responsáveis e que carregam um “selo verde” em suas atividades.

Por esses e outros motivos, o prestador de serviços e o revendedor da área de energia solar deve ter uma atenção maior na hora de firmar parcerias com outras empresas, buscando aquelas que realmente se preocupam com a sustentabilidade — e é justamente nesse ponto que a Aldo se destaca.

Por que a sustentabilidade é uma das grandes preocupações da Aldo?

A Aldo, com forte atuação no segmento de energia solar, mercado que está intimamente relacionado à sustentabilidade, se envolve ainda mais com o tema ao trabalhar de maneira totalmente ajustada às demandas da sociedade e das legislações.

Desde a sua origem, a Aldo sempre primou pela questão do meio ambiente, adotando uma postura consciente em suas atividades. Muito disso se deve aos próprios fundadores e diretores da empresa, que são muito ligados a natureza e carregam essa preocupação como valores pessoais.

Além desse fato, outro que contribuiu para o reforço da sustentabilidade dentro da Aldo foi a antecipação de ações que fossem ao encontro dos anseios da PNRS –  Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passaria a vigorar a partir de janeiro de 2012. Essa política determinava que todos os fabricantes deveriam se responsabilizar pela destinação reversa dos produtos comercializados, isto é, a devolução das embalagens, produtos quebrados e produtos obsoletos.

Assim, o consumidor comprava o produto, o utilizava por um tempo e, ao final da sua vida útil, queria se desfazer do que restou dele. No caso do lixo eletrônico, principalmente, o fabricante passaria a ter responsabilidade sobre o recolhimento e a destinação correta desse lixo.

Diante da implantação dessa nova política, no dia 5 de junho de 2013 (Dia Mundial do Meio Ambiente), a Aldo comprovou o seu comprometimento com a sustentabilidade, como veremos adiante.

Quais ações da Aldo contribuem positivamente com o meio ambiente e a sustentabilidade?

Uma das grandes iniciativas da Aldo foi a criação da “Aldo Crazy Recicla”. Nesse programa, foi firmada uma parceria com uma empresa, a Recicla Eletrônicos, que recebe todo o lixo eletrônico que a Aldo coleta em nome dos fabricantes que ela representa como distribuidora, além dos que ela própria industrializa.

A Aldo presta esse serviço para os fabricantes e para os revendedores, visto que a empresa tem uma abordagem B2B, ou seja, não há uma interação direta com o consumidor final, mas apenas com revendedores e instaladores. Assim, muitas vezes esse parceiro revendedor não tem para onde mandar os resíduos, então, ele pode optar por mandar o lixo eletrônico para a Aldo.

Para se ter uma ideia do impacto do programa, Aldo recolheu, desde que o programa começou, 50 toneladas de lixo eletrônico. Além disso, hoje a empresa também funciona como um centro autorizado de coleta de cartuchos e de toners de tintas da HP. Assim, a Aldo não só distribui os produtos da HP, mas também é centro de coleta autorizado.

Por outro lado, se tratando da própria infraestrutura da empresa, toda a energia da Aldo é abastecida por meio de sistemas de geração de energia solar. Além do mais, a Aldo faz o reuso da água com a captação da água da chuva para reutilizar na jardinagem ou limpeza. Desse modo, fica claro que a postura sustentável da Aldo se inicia dentro das suas próprias instalações.

Além dessas iniciativas, a Aldo também adota as seguintes medidas:

  • utiliza a luz solar natural, por meio de domus prismáticos, para iluminar os ambientes durante o dia, eliminando a necessidade de luzes artificiais e o consumo de energia;
  • só utiliza lâmpadas de LED em suas instalações, reduzindo assim o consumo de energia.

Por fim, vale destacar que, desde 2016, a Aldo comercializa produtos de energia solar, como é o caso dos geradores. Então, agora a empresa Recicla Eletrônicos também está recebendo placas solares danificadas para dar a correta destinação.

Iniciativas no segmento TI

No campo da TI, mercado em que a Aldo também é atuante, existe o Projeto Green PC. Nele, a Aldo faz uma campanha promocional junto aos fabricantes para que haja uma compensação financeira quando o lixo eletrônico é enviado em forma de computadores e servidores. Em outras palavras, a revenda manda um computador velho para a Aldo e recebe um voucher de 80 reais, por exemplo, para comprar uma máquina nova.

Além dessa medida, neste momento acontece também a campanha Trade Green Seagate, que é feita em parceria com a empresa Seagate para recolhimento de HDs. Nela, a revenda manda um HD velho e recebe um voucher para comprar novas soluções, evitando o descarte irregular desse tipo de equipamento e ofertando tecnologia de ponta aos clientes.

Qual a importância de se firmar parcerias com fornecedores sustentáveis?

Como vimos, a questão da sustentabilidade é uma marca das relações empresariais da atualidade. Assim sendo, não há como atingir o sucesso se distanciando desse importante tema.

Para quem atua no segmento de energia solar e depende de fornecedores para subsidiar suas atividades, é de grande relevância contar com o apoio de empresas sérias e realmente comprometidas com o meio ambiente.

Nesse ponto, como ficou claro, a Aldo tem uma forte adesão pelas causas ambientais, além de uma grande responsabilidade nesse tema, atuando de maneira totalmente alinhada com as demandas da atualidade. Não por outro motivo, a empresa carrega certificações importantes, como a ISO 9001, 14001 e 18001 — sendo que a 14001 está ligada ao meio ambiente e sustentabilidade.

Tudo isso, traz um diferencial valioso no mercado, colocando a sua empresa em um patamar mais elevado de consciência ambiental, o que certamente se reverte em uma melhor reputação e adesão dos consumidores com a sua marca.

Então, gostou deste artigo? Ficou claro como Aldo e sustentabilidade caminham lado a lado? Agora é hora de você fazer o mesmo com o seu negócio. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como ser um parceiro da Aldo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating