fbpx
Início » 7 mitos sobre energia solar que você precisa conhecer

7 mitos sobre energia solar que você precisa conhecer

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Diante dos avanços tecnológicos obtidos nos últimos anos, a energia solar vem se tornando cada dia mais presente na realidade da sociedade. As diversas vantagens trazidas por esse modelo energético são alguns dos pontos que justificam a sua aplicação crescente, seja no âmbito empresarial ou no residencial.

No entanto, como se trata de uma tecnologia relativamente nova para muitos, ainda é comum haver dúvidas sobre o seu funcionamento, ou mesmo sobre a sua viabilidade. Por isso, para acabar de vez com os mitos sobre energia solar, preparamos este artigo listando 7 deles que você precisa conhecer. Continue a leitura e confira!

1. Todos os painéis fotovoltaicos são iguais

Apesar de painéis de diferentes marcas e especificações terem uma aparência externa bastante semelhante, é preciso deixar claro que eles não são exatamente iguais. Existem painéis de qualidade e eficiência bastante superiores a outros, o que pode impactar diretamente na produção do sistema instalado.

Além disso, cada projeto pode exigir um tipo específico de painel, com maior ou menor capacidade de geração, por exemplo. Esse tipo de característica, sem dúvida, interfere no valor total do sistema.

2. Zera a conta de energia

Ao instalar um sistema de geração de energia solar em uma residência ou em uma empresa, certamente haverá uma redução drástica no valor da conta de energia. Afinal, o ambiente passará a ser abastecido, também, pela energia solar.

Contudo, embora seja possível reduzir significativamente os pagamentos à concessionária de energia elétrica, é um mito afirmar que o sistema de energia solar é capaz de zerar a conta. Isso não é possível, pois as concessionárias, autorizadas pela Resolução 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cobram taxas mínimas pela disponibilidade do serviço.

Isso significa que o consumidor, embora tenha sua própria fonte de energia em casa, precisará pagar um valor mínimo na sua conta de luz, referente a esse custo de disponibilidade.

3. Em dias nublados não é possível gerar energia

É verdade que a presença de nuvens no céu diminui a incidência de raios do sol nas placas e interfere na capacidade de geração do sistema. No entanto, é um grande mito sobre energia solar afirmar que não é possível produzi-la em dias nublados.

Embora as nuvens contribuam para uma redução, elas não são capazes de impedir totalmente a passagem da luz , que chega de maneira difusa aos painéis fotovoltaicos. Assim, as placas são capazes de gerar energia e continuar abastecendo as instalações, mas com a capacidade reduzida.

4. Tem energia sem a eletricidade da concessionária

Grande parte dos sistemas fotovoltaicos instalados atualmente não são autônomos em relação às concessionárias de energia, pois não utilizam baterias e estão conectados à rede elétrica. Por essa razão, caso haja alguma interrupção nos serviços da concessionária, o sistema solar também fica inoperante.

Essa medida é adotada por segurança para que os funcionários das empresas possam realizar os reparos necessários na rede elétrica externa sem o risco de que haja outras fontes eletrificando os fios.

5. Essa é uma tecnologia cara

Há alguns anos essa afirmação poderia até ser considerada verdadeira. Porém, com os avanços da tecnologia e a popularização da energia solar, os custos envolvidos na sua instalação e manutenção reduziram significativamente. Por isso, hoje é um mito afirmar que essa é uma tecnologia cara.

Atualmente, a diversidade de empresas atuando nesse mercado, somado à variedade de fabricantes de componentes, contribui para que os custos de aquisição e manutenção dos sistemas sejam bastante acessíveis e viáveis.

Além disso, os crescentes aumentos nas tarifas de energia têm reforçado os benefícios de se investir nessa tecnologia. Isso porque ela é uma forma de fugir desses aumentos e ainda conseguir pagar o investimento feito a partir da economia obtida mês a mês.

6. Não vale a pena instalar em residência alugada

Muitas pessoas acreditam que não vale a pena investir em um sistema de energia solar quando o imóvel é alugado. Essa crença se deve ao fato de que, para muitos, depois de instalado, o sistema não pode ser removido e reinstalado em outra localidade, o que é mais um mito sobre energia solar!

Na realidade, é totalmente possível retirar as placas e todos os demais componentes do sistema fotovoltaico, transportando-os para outro local sem qualquer problema. A única precaução que se deve ter é reformular o projeto, para ter certeza de que os componentes serão corretamente instalados no novo ambiente.

7. O custo de manutenção é elevado

Isso não é verdade. Pelo contrário: os sistemas fotovoltaicos são bastante simples e, na maioria das vezes, compostos por poucos elementos, o que acaba por não demandar grandes gastos com ajustes e reparos.

Geralmente, a manutenção exigida por um sistema fotovoltaico é uma limpeza periódica dos painéis solares em períodos mais secos. Além disso, tanto os painéis quanto os demais componentes são construídos para resistir às intempéries climáticas e ao desgaste do tempo, apresentando uma durabilidade média de 20 a 25 anos.

Ou seja, depois de instalado, o sistema praticamente opera sem nenhum tipo de intervenção, permanecendo assim por muitos anos.

A energia solar para as pequenas empresas

Em um cenário em que a sustentabilidade e a busca pela redução de custos estão entre as prioridades dos negócios, a energia solar desponta como uma alternativa altamente viável quando o objetivo é cortar gastos de maneira eficiente e limpa.

Hoje, a tecnologia  é capaz de suprir as demandas energéticas de empresas, fornecendo uma alternativa limpa, sustentável e totalmente econômica. Não por outro motivo, a utilização dessa fonte de energia tem sido cada vez mais presente nas pequenas empresas do Brasil.

Por fim, a tendência é que o cenário de expansão da energia solar se intensifique e ela se torne ainda mais barata e eficiente do que é hoje. Além disso, conforme a tecnologia se difunde e os usuários a conhecem melhor, mais claras ficam as suas vantagens e menos mitos sobre ela existirão.

Gostou de conhecer alguns mitos sobre energia solar? Se interessa pelo uso ou já utiliza este tipo de energia? Atua neste mercado como revendedor ou instalador? Se quiser conhecer mais este negócio e sobre a Aldo, distribuidora que atua neste segmento em todo o Brasil, acesse o site da nossa empresa e nos conheça.

Notícias relacionadas

    • 5 anos ago

    Achei incrivel as dicas e tudo mais , isso e o futura da humanidade , por isso Gostaria de representa-los no meu estado de Alagoas

      • 4 anos ago

      Olá, Inácio, obrigado pela contribuição.

      Abraço!

    • 5 anos ago

    Bom dia gostaria de conhecer seus produtos

Leave feedback about this

  • Rating