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Saiba como se destacar e vencer a concorrência no mercado de TI! Saiba como se destacar e vencer a concorrência no mercado de TI!
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Saiba como se destacar e vencer a concorrência no mercado de TI!

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

O mercado de TI está se beneficiando das transformações digitais que ocorrem em vários setores, tanto no setor público quanto no privado. As organizações estão gastando em atualizar sua tecnologia de negócios, de serviços e manutenção para soluções de segurança e computação em nuvem e muito mais.

No entanto, o mercado de TI continua competitivo com fornecedores nacionais e internacionais em diferentes camadas da indústria disputando clientes. E surge a pergunta — como uma empresa pode vencer sua concorrência?

O negócio é um jogo em que apenas os corajosos com estratégia forte ganham e dominam. Como empreendedor, você deve esperar encontrar concorrentes nos negócios. Muitos deles são brutais e, se você não souber como lidar de forma eficaz, eles o expulsarão do mercado.

Se você possui uma empresa que trabalha arduamente para ter sucesso em seus empreendimentos, precisará de conhecimento competitivo de mercado e recursos inteligentes para criar uma empresa de sucesso.

Então, o que exatamente você pode fazer para se destacar e vencer a concorrência no mercado de TI? Aqui estão 6 dicas excelentes para ajudar a sua empresa a ser competitiva. Veja mais!

Invista em atualização e treinamento constantes

O setor de tecnologia está evoluindo e o treinamento constante mantém todos os funcionários sempre atualizados. Ele naturalmente aprimora o foco, que gera o melhor subproduto possível para qualquer negócio: a produtividade.

No mercado de TI, um treinamento muito importante é o sobre a gestão do tempo, que pode aumentar drasticamente a produtividade devido ao foco mais forte das equipes de funcionários.

Tal atividade acaba sendo um ciclo sem fim. A maioria das empresas é boa em garantir que as novas contratações recebam a quantidade adequada de treinamento para fazer as coisas acontecerem, mas às vezes esquecem que as atualizações nunca devem ser interrompidas.

Personalize e melhore seu atendimento

Os clientes são a única razão pela qual você está no negócio hoje. É seu trabalho construir um relacionamento forte e duradouro com eles, a fim de mantê-los voltando para solicitar seus produtos e serviços.

Mesmo que seus clientes antigos não estejam atualmente solicitando seu produto ou usando seu serviço, é aconselhável manter contato com eles, mesmo que seja apenas um e-mail ocasional para que eles saibam que você ainda está no negócio e ainda está pensando neles.

Invista no atendimento e impressione seus clientes, por exemplo, completando o projeto antes que outros possam fazer. Descubra quanto tempo seus concorrentes levam para desenvolver o mesmo projeto e convença com a promessa de atingir um tempo de resposta mais rápido. Os clientes empresariais tendem a selecionar as empresas que economizam tempo no processo de desenvolvimento.

Por fim, faça tudo o que puder para fornecer serviços completos para tornar seus clientes fiéis. Convencê-los da sua qualidade de serviço fará com que eles continuem voltando para você. Clientes satisfeitos também significam que você receberá as melhores críticas e recomendações, que acabam popularizando sua empresa.

Procure parcerias estratégicas

A colaboração entre os concorrentes pode fortalecer ambas as empresas contra pessoas de fora. A cooperação torna-se uma rota de baixo custo para novos competidores ganharem acesso à tecnologia e ao mercado.

É preciso muito dinheiro para desenvolver novos produtos e penetrar em novos mercados, que poucas empresas podem seguir sozinhas em todas as situações. E, nesse caso, a colaboração pode ser mais forte do que nunca.

Empresas bem-sucedidas veem cada aliança como uma janela para as amplas capacidades de seus parceiros. Eles usam a aliança para desenvolver habilidades em áreas fora do acordo formal e difundem sistematicamente novos conhecimentos em suas organizações.

Usar uma aliança estratégica pode ter como resultado adquirir novas tecnologias ou habilidades. Isso reflete o compromisso e a capacidade de cada parceiro em absorver as habilidades do outro.

Diversifique seus serviços e produtos

Seus produtos e serviços são a espinha dorsal do seu negócio e você simplesmente não pode manter o mesmo portfólio por muito tempo. Para conquistar novos clientes é preciso inovar constantemente por meio de novas ofertas em novos nichos de mercado.

Diante da concorrência no mercado de TI, é importante destacar seu negócio, diferenciá-lo entre os demais. Essa é a única maneira de sobreviver e permanecer competitivo.

Mudança é sinônimo de oportunidade. Se você não sabe o que está mudando — com seus concorrentes, canais de distribuição, usos alternativos, recursos e muito mais — seus clientes comprarão daqueles que sabem. E é nesse momento que as empresas concorrentes têm uma vantagem.

Por exemplo, cada vez mais a demanda por fontes de energia renovável está explodindo. Os declínios no preço da energia eólica e solar deram o caminho para tornar a energia verde mais acessível.

O investimento em tecnologia de energia solar é uma tendência no mercado de TI e pode ser a chave para o sucesso em um mercado saturado.

Crie uma consciência da sua marca

O cerne de vencer seus concorrentes é ter sua própria posição única na mente dos consumidores. Essa posição deve ser altamente atraente e lucrativa. Só então você ganhará vantagens ao longo do tempo.

É necessário que haja uma implementação adequada dos planos de marketing. Qual deve ser a mensagem da empresa? Como mudar a mensagem ao longo do tempo para atrair mais e mais clientes para sua marca?

Sua estratégia incluirá a criação de um nicho de mercado exclusivo que não pode ser atendido por seus concorrentes, mesmo que sejam maiores em tamanho e com mais recursos. Tenha uma proposta única de venda para sua marca.

Certifique-se de oferecer serviços personalizados com um toque pessoal. Pode ser a natureza do seu produto, os mercados em que você vende, o preço ou até mesmo o tempo de entrega. Uma vez que você possa integrar todos esses fatores ao núcleo de sua marca, você certamente será capaz de sobreviver à competição.

Domine um mercado menor, mas leal

Considere o mercado atual de computação em nuvem como um exemplo. Agora é dominado pela Amazon, Microsoft, IBM e Google, com uma série de outras grandes empresas seguindo a trilha. Qualquer mercado desse tipo pode ser dividido em partes cada vez menores. Esses nichos menores ainda são grandes o suficiente para sustentar muitas indústrias por conta própria.

Por exemplo, uma empresa trabalha em um subconjunto de computação em nuvem, fornecendo SaaS para campanhas políticas e grupos de defesa. Outra empresa, pode trabalhar em um espaço semelhante ao de fornecer serviços para a indústria de suporte.

Há muito mais empresas trabalhando no mesmo espaço tecnológico, atendendo a mercados muito diferentes (embora relativamente menores). Se você puder dividir mercados maiores e explorar todas as possibilidades, você encontrará um nicho que é carente e maduro para novos participantes, como o de energia solar.

Ao colocar-se contra concorrentes difíceis, você será forçado a lutar, repensar e se basear em muitas noções preconcebidas que você tinha sobre sua empresa. Sua estratégia de negócios e até mesmo seu produto devem permanecer abertos para mudanças se você espera sobreviver a essa multidão.

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