fbpx
Início » Financiamento para energia solar: vale o seu investimento?

Financiamento para energia solar: vale o seu investimento?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

mercado de energia solar no Brasil está em expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectadas à rede. No total são mais de 3,6 gigawatts de potência instalada de geração distribuída da fonte solar fotovoltaica em todo o país. Uma das razões para esse crescimento são as linhas de financiamento para energia solar mais acessíveis.

Além disso, o investimento para instalação de um sistema fotovoltaico hoje já é viável para muitos consumidores. Empresas de diferentes portes, consumidores rurais e residenciais conseguem reduzir suas contas de energia elétrica de forma significativa. E, com isso, fazem com que o investimento inicial seja pago em cerca de 5 anos.

Financiamento para energia solar

Vale lembrar que a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos. Esse dado torna o investimento uma alternativa importante para redução de despesas, uma vez que a produção se torna autossuficiente. Além disso, o Brasil é um país com enorme potencial para geração solar, já que tem um dos maiores índices de insolação do mundo.

Quer conhecer um pouco mais sobre sistemas fotovoltaicos e como é o financiamento para energia solar? Continue a leitura de nosso artigo e conheça as principais opções de crédito, oferecidas pelos bancos públicos e privados.

Fique por dentro das tendências para o setor de energia solar

A energia solar está em expansão. Embora a eletricidade no Brasil ainda seja predominantemente produzida por hidrelétricas, a tendência é de que outras fontes de geração passem a ter maior participação. Energia solar, eólica e de biomassa são as principais apostas do mercado, já que resultam de fontes renováveis e não poluentes.

Porém, apesar do grande potencial de insolação nacional, apenas 0,8% da energia é gerada por meio de sistemas fotovoltaicos. Isso significa que existe um enorme mercado potencial para novas instalações em empresas, propriedades rurais ou em telhados e fachadas de edifícios residenciais e comerciais.

Para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2027 a geração distribuída alcançará 3% do total de energia no país. Isso representa um aumento médio de 143% ao ano. As usinas solares de grande porte representarão 5% do total de produção de energia no Brasil. Esses dados foram divulgados no Plano Decenal de Energia 2027.

Conheça as linhas de financiamento para energia solar

A modalidade de pagamento à vista é, sem dúvida, a mais interessante para o consumidor. Basta pensar que quando ele escolhe essa opção, não precisa arcar com os juros do financiamento. Normalmente, os fornecedores dos equipamentos que compõem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica parcelam o valor à vista, em duas ou três prestações.

No entanto, essa não é a realidade da maior parte dos consumidores. O ideal, então, é buscar uma linha de crédito com parcelas que se ajustem à economia proporcionada pela própria geração do sistema.

Uma alternativa interessante é a oferecida pelo banco Santander, que propõe o financiamento para energia solar em dez parcelas, sem juros. Utilizando essa opção, o consumidor consegue diluir o investimento inicial, sem arcar com os juros das prestações.

Nesse caso, o Payback (retorno do investimento) também acaba sendo mais rápido. Ocorre que, depois do pagamento das parcelas em 10 meses, a economia com a conta de luz rapidamente vai repor o valor pago.

Financiamento para energia solar:

Santander

O Santander também oferece uma linha de financiamento em 60 parcelas, com juros que variam conforme o valor e as demais condições escolhidas.

Além do Santander, outras instituições bancárias e programas de incentivo à tecnologia e à sustentabilidade oferecem linhas específicas de financiamento para energia solar. Confira:

Caixa Econômica Federal

Por meio da linha Construcard, destinada ao financiamento de materiais de construção, a Caixa passou a conceder financiamento também para projetos de energia solar. O juros ficam em 1,95% ao mês e o parcelamento em até 240 vezes. O crédito pode ser obtido por pessoas físicas ou jurídicas.

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia até 80% da obra, com juros de 7,5% ao ano. O programa é voltado para grandes projetos de geração de energia solar.

Sicredi

O Sicredi é uma cooperativa financeira, com uma linha especial de financiamento para energia solar em até 60 parcelas e juros entre 1% e 3% mensais. O crédito pode ser obtido por pessoas físicas ou jurídicas, desde que sejam associadas à cooperativa.

Desenvolve São Paulo

Para projetos no estado, o governo paulista criou uma linha de financiamento com parcelamento em até 120 vezes e taxa de juros de 0,53% ao mês. O objetivo do projeto é promover a geração de energias renováveis, com a consequente redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece duas linhas de financiamento, ambas direcionadas para pessoas jurídicas:

  • Proger Urbano Empresarial, que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Governo Federal. A exigência para obter sua concessão é de que os projetos proporcionem geração ou manutenção de empregos e de renda. O financiamento é limitado a até 80% do valor total do projeto, e pode ser parcelado em 72 meses;
  • FCO Empresarial, direcionado aos produtores rurais, cooperativas e associações que atuam na atividade rural. É voltado para consumidores do Distrito Federal e dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos até R$ 300 mil. As taxas cobradas ficam entre 2,5% e 5,5% ao ano. O grande benefício do programa é que as parcelas começam a ser cobradas somente 36 meses após a concessão do crédito.

Banco do Nordeste

O banco oferece a linha de financiamento FNE Sol, voltada para projetos de micro e minigeração de energia, com prazo de pagamento em até 144 meses. Empresas, produtores rurais e cooperativas dos estados da região Nordeste, Espírito Santo e do Norte de Minas Gerais, são contemplados pela linha de crédito.

Fomento Paraná

Trata-se de uma linha de financiamento para energia solar do governo do Paraná, que concede créditos de até 100% do projeto. O parcelamento pode ser feito em até 120 meses e taxas de juros entre 0,93% e 1,13% ao mês. O grande benefício dessa linha é a carência de 12 meses para pagar a primeira parcela.

O programa é direcionado a pessoas jurídicas de micro ou pequeno porte, no estado do Paraná. Além disso, o estado do Paraná também concede isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para projetos de minigeração de energia elétrica. É uma forma de dar incentivo à tecnologia.

BV Financeira

O financiamento com a BV Financeira é voltado para pessoas físicas até R$ 200 mil ou jurídicas até 2 milhões. O prazo para pagamento é de até 72 meses, taxas pré-fixadas a partir de 1,48% mensais e carência de até 90 meses. A primeira parcela deve ser paga em até 60 dias.

Essa linha de crédito cobre até 100% do projeto fotovoltaico, incluindo equipamento e serviço. O pagamento é feito diretamente aos fornecedores (distribuidor e empresa de instalação).

Solfácil

A Solfácil é a primeira plataforma tecnológica para financiamento de energia solar do Brasil. Ela une investidores, integradores e clientes interessados em produzir sua própria energia elétrica a partir do sol. Segundo a parceria da ALDO Solar e a Solfácil, suas instalações podem ser parceladas em até 120 meses com juros mensais a partir de 0,69%. Assim, a economia na conta de luz pode chegar a 95%, o que libera recursos suficientes para pagar as parcelas do financiamento.

Contudo, o grande diferencial da parceria da Aldo com a Solfácil é a possibilidade de financiamento do projeto inteiro. Sem falar da aquisição do gerador solar e da instalação. De forma flexível, a Solfácil organiza e financia todas essas etapas com a emissão de duas notas fiscais. Tudo é feito para facilitar a negociação para todos aqueles que decidirem produzir sua própria energia e tornar a vida mais sustentável.

Como é possível observar, existem diversas linhas de financiamento para energia solar. Para definir a melhor alternativa para sua necessidade, é necessário considerar sua tarifa de energia elétrica atual e o tempo previsto para retorno do investimento. Em alguns casos, a parcela do financiamento é quitada com a própria redução na conta de energia elétrica.

Continue a leitura em nosso blog para conhecer mais sobre a tecnologia de geração de energia fotovoltaica. Entenda, também, como é possível se tornar um prestador de serviços nesse mercado tão promissor.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating